A performance na sociedade de História: relações com o documento, com a informação e com a memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e65042

Palavras-chave:

Performance, Documento, Informação, Memória, Sociedade de história

Resumo

Objetivo: Discutir as aproximações entre os conceitos de performance, documento, informação e memória, a fim de identificar as possíveis contribuições da ação e dos resultados dos registros para essa forma de arte.

Método: Pesquisa de natureza teórica, pautada nos conceitos apresentados por Paul Otlet e Suzanne Briet (documento), Ana Maria Camargo e Heloísa Bellotto (documento de arquivo), Michael Buckland (informação), Renato Cohen, Peggy Phelan, Jorge Glusberg e Regina Melim (performance) e  Pierre Nora e Ulpiano Meneses (memória).

Resultado: A noção dos documentalistas clássicos, apesar de ampliada, não abdica da materialidade física/durável dos documentos. Como a performance não possui tal materialidade, não pode ser considerada documento. No âmbito da arquivologia, a performance é entendida como a atividade do artista, não sendo, portanto, documento. Com relação à informação, a performance se encaixa no tipo informação-como-conhecimento, já que é um evento. A respeito da memória, a performance é confrontada por dois anseios: o de resistir à sociedade de história e a necessidade social pelo conhecimento e pela permanência.

Conclusões: Entende-se que os documentos gerados a partir da performance, ao invés de comprometerem  sua identidade, podem ampliar as possibilidades de existência e resistência dessa manifestação artística na sociedade de história.

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

COELHO, Ana Cláudia Lara dos Santos; DA FONSECA, Vitor Manoel Marques; DE SOUZA, Elisabete Gonçalves. A performance na sociedade de História: relações com o documento, com a informação e com a memória. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 24, n. 56, p. 01–17, 2019. DOI: 10.5007/1518-2924.2019.e65042. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e65042. Acesso em: 11 out. 2024.

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