Dos dados ao conhecimento: tendências da produção científica sobre Big Data na Ciência da Informação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e70527Palabras clave:
Big data, Ciência da Informação no Brasil, Análise da produção científica, Estudos métricosResumen
Objetivo: Este estudo analisa a produção científica acerca da temática do big data na Ciência da Informação no Brasil, a fim de compreender os elementos estruturais dessa produção e como o assunto é discutido no campo da CI, além de suas relações com outras áreas e subáreas do conhecimento.
Método: Assume um caráter exploratório, utilizando-se o levantamento bibliográfico como método de coleta dos artigos indexados na base Brapci, entre os anos de 1972 e 2019, além da análise de conteúdo, e da bibliometria como técnica de análise.
Resultado: Como resultados, evidencia-se o caráter exploratório e predominantemente teórico desses artigos em detrimento da experimentação e pesquisa de campo. As publicações distribuem-se em 25 periódicos, contudo, 67% dessa produção concentram-se em nove periódicos.
Conclusões: O cenário apresentado sinaliza um espaço profícuo para as novas pesquisas da área e um posicionamento estratégico à CI, mas também, uma lacuna a ser preenchida frente a novas exigências de pesquisas que tragam algum impacto social, sendo essa, inclusive, uma das novas dimensões de avaliação dos Programas de Pós-graduação no País, anunciada recentemente pela Capes.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
BARRETO, A. O Rumor do Conhecimento. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 69-77, 1998. Disponível em: http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v12n04/v12n04_10.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.
BARRETO, A. A condição da informação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 67-74, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392002000300010. Acesso em: 9 abr. 2020.
BARRETO, A. A aventura de perceber significados. DataGramaZero, [s. l.], v. 15, n. 3, p. 1-8, jun. 2014. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/53483. Acesso em: 9 abr. 2020.
BEYER, M. A.; LANEY, D. The Importance of Big Data: A Definition. Gartner Publications, Stamford, Jun. 2012. Disponível em: https://www.gartner.com/en/documents/2057415. Acesso em: 9 set. 2019.
BORKO, H. Information Science: What is it? American Documentation, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 3-5, Jan. 1968. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.5090190103. Acesso em: Acesso em: 7 abr. 2020.
BRASCHER, M.; CAFÉ, L. Organização da Informação ou Organização do Conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008. Anais [...]. São Paulo: USP, 2008.
BROOKES, B. C. The foundations of information science: Part 1. Philosophical aspects. Journal of Information Science, [s. l.], v. 2, n. 3-4, p.125-133, Jun. 1980. Disponível em: https://doi.org/10.1177/016555158000200302. Acesso em: 7 abr. 2020.
CAPURRO, R. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE
PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003. Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
CASTIEL, L. D.; SANZ-VALERO, J.; MEL-CYTED, R. Entre o fetichismo e sobrevivência: o artigo científico é uma mercadoria acadêmica? Cad. Saúde Pública, São Paulo, v. 23, n. 12, p. 3041-3050, 2007.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v23n12/25.pdf. Acesso em: 8 abr. 2020.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação Multidimensional. Disponível em: https://www.capes.gov.br/36-noticias/9979-avaliacao-medira-impacto-social-e-insercao-regional-das-pesquisas. Acesso em: 30 nov. 2019.
CORREIA, A. E. G. C. A influência exercida pelo sistema de avaliação da CAPES na
produção científica dos programas de pós-graduação em física. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
COX, M. B.; ELLSWORTH, D. Application-controlled demand paging for Out-of-Core visualization. In: CONFERENCE ON VISUALIZATION, 8., 1997. Proceedings […]. Arizona: Institute of Electrical and Electronics Engineers, 1997, p. 235–244.
DAVENPORT, T. H.; PATIL, D. J. “Data Scientist: The Sexiest Job of the 21st Century”. Harvard Business Review, [s. l.], v. 90, n. 10, p. 70-76, Oct. 2012. Disponível em: https://hbr.org/2012/10/data-scientist-the-sexiest-job-of-the-21st-century. Acesso em: 9 set. 2019.
DE MAURO, A.; GRECO, M.; GRIMALDI, M. A Formal Definition of Big Data based on its Essential Features. Library Review, [s. l.], v. 65, n. 3, p.122-135, Apr. 2016. DOI: 10.1108/LR-06-2015-0061. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/LR-06-2015-0061/full/html. Acesso em: 9 set. 2019.
GANTZ, J.; REINSEL, D. The Digital Universe in 2020: Big Data, Nigger Digital Shadows, and Biggest Growth in the Far East. IDC, New York, v. 3, Dec. 2012. Disponível em: https://www.emc.com/collateral/analyst-reports/idc-digital-universe-united-states.pdf. Acesso em: 9 set. 2019.
HJØRLAND, B. Domain analysis. ISKO Encyclopedia of Knowledge Organization, [s. l.]. Disponível em: http://www.isko.org/cyclo/domain_analysis. Acesso em: 10 abr. 2020.
INFORMAÇÃO & INFORMAÇÃO. Londrina: UEL, 1996-. ISSN 1981-8920.
INFORMAÇÃO & TECNOLOGIA. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação: ANCIB, 2014- . ISSN 2358-3908.
LE COADIC, Y.F. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
MCAFEE, A.; BRYNJOLFSSON, E. Big Data: The Management Revolution. Harvard Business Review, [s. l.], v. 90, n. 10, p. 61-67, Oct. 2012. Disponível em: https://hbr.org/2012/10/big-data-the-management-revolution. Acesso em: 10 set. 2019.
MEDEIROS, J. S.; CAREGNATO, S. E. Compartilhamento de dados e e-Science: explorando um novo conceito para a comunicação científica. Liinc em revista, [s. l.], v. 8, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/50657. Acesso em: 14 out. 2019.
MERTON, R. K. The Matthew Effect in Science: The reward and communication systems of science are considered. Science, [s. l.], v. 159, n. 3810, p. 56-63, Jan. 1968. Disponível em: http://www.garfield.library.upenn.edu/merton/matthew1.pdf. Acesso em: Acesso em: 6 abr. 2020.
MIRANDA, M. K. F. O. O acesso à informação no paradigma pós-custodial: da aplicação da Intencionalidade para a findability. 2010. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2010.
PENCE, H. What is Big Data and Why is It Important? Journal of Educational Technology Systems, [s. l.], v. 43, n. 2, p. 159-171, Dec. 2014. DOI: 10.2190/ET.43.2.d. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.2190/ET.43.2.d. Acesso em: 16 set. 2019.
SANTOS, P. L. V. A. C.; SANT’ANA, R. C. G. Transferência da informação: análise para valoração de unidades de conhecimento. DataGramaZero, [s. l.], v. 3, n. 2, p.01-16, abr. 2002. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7482. Acesso em: 14 set. 2019.
SARACEVIC, T. Interdisciplinary Nature of Information Science. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 1-9, 1995. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/8887. Acesso em: 9 abr. 2020.
SETZER, W. V. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. DataGramaZero, [s. l.], n. zero, p. 1-11, dez. 1999. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/datagrama.html. Acesso em: 14 set. 2019.
SILVA, A. M.; RIBEIRO, F. Das Ciências Documentais à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Edições Afrontamento, 2002.
SCHIMIDT, E. Every 2 Days we Create as much Information as we did Up to 2003. TechCrunch, [S. l.], 4 Aug. 2010. Disponível em: http://techcrunch.com/2010/08/04/schmidt-data. Acesso em: 9 jun. 2018.
SCHROECK, M.; SHOCKLEY, R.; SMART, J.; ROMERO-MORALES, D.; TUFANO, P. Analytics: The real-world use of big data. Research Report: IBM Institute for Business Value, Apr. 2013. Disponível em: https://www.informationweek.com/pdf_whitepapers/approved/1372892704_analytics_the_real_world_use_of_big_data.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.
SOLON, O. Facebook says Cambridge Analytica may have gained 37m more users' data. The Guardian, Reino Unido, Apr. 2018. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2018/apr/04/facebook-cambridge-analytica-user-data-latest-more-than-thought. Acesso em: 28 nov. 2019.
SOPRANA, P. Idec pede investigação sobre uso indevido de dados em campanha no WhatsApp. Folha de São Paulo, São Paulo, 12 out. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/idec-pede-investigacao-sobre-uso-indevido-de-dados-em-campanha-no-whatsapp.shtml. Acesso em: 28 nov. 2019.
TARGINO, M. G. A. A interdisciplinaridade da ciência da informação como área de pesquisa. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 12-17, jan./dez. 1995. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/12/pdf_4e5a4cbdb9_0013906.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.
URBIZAGÁSTEGUI, R. A Lei de lotka na bibliometria brasileira. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, 2002. DOI: 10.1590/S0100-19652002000200002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12904.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.
ZIMAN, J. Conhecimento Público. São Paulo: Edusp, 1979.
ZINS, C. Conceptual approaches for defining data, information, and knowledge. Journal of The American Society for Information Science and Technology, [s. l.], v. 58, n. 4, p. 479-493, Jan. 2007. DOI:10.1002/asi.20508. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.20508. Acesso em: 28 nov. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Karen Isabelle dos Santos-d'Amorim, Rúbia Wanessa dos Reis Cruz, Marcela Lino da Silva, Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.