Evaluation of productivity and co-authorship of professors of the Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica/UFRGS

Authors

  • Ediane Maria Gheno Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diogo Onofre Souza
  • Luciana Calabró
  • Rene Faustino Gabriel Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.78531

Keywords:

Bibliometrics, Co-authorship, Productivity, Biochemistry, Graduate Program

Abstract

Objective: To evaluate some characteristics of scientific production by the productivity and co-authorship indicators in the context of the Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica (PPGBioq), of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) in three CAPES evaluations (Triennial 2010, Triennial 2013 and Quadrennial 2017).

Method: This is a micro-level Bibliometric study, with a quantitative approach, which applies production indicators (1,375 documents indexed in the Coleta Capes, Sucupira Platform, and Web of Science) and co-authorship (collaboration), from 2007 to 2016.

Result: The distribution of documents per professor is asymmetric. It was found that a small group of professors was responsible for producing 51.4% of the documents. The PPGBioq/UFRGS presented a very expressive collaborative profile, with 63.3% of documents containing between 6 and 10 co-authors. The institutional profile of these co-authors is diverse, since the collaborations were of the Intra Institution level (co-authorship with researchers from UFRGS), the Intra Nation level (co-authorship with Brazilian researchers) and the Inter Nation level (co-authorship with foreign researchers). However, the number of documents in collaboration with the Intra Nation level was higher than the others. The correlation between productivity and collaboration was positive and very high and, therefore, professors with greater collaborative ties also performed better in terms of productivity.

Conclusions: Based on the results, it is assumed that collaboration, once stimulated through an institutional policy, can contribute to increase the scientific production of less productive professor, thus contributing to a balanced distribution of published documents among professors.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diogo Onofre Souza

Concluí meu curso de Medicina em 1971, na Universidade Católica de Pelotas. Iniciei, em 1972, minhas atividades como aluno e pesquisador em Bioquímica na UFRGS (Prof. Tuiskon Dick). Em 1976 concluí meu Mestrado na UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis) e, em 1980, meu Doutorado na UFRJ (Prof. Iván Izquierdo). Em 1980-1981 fiz meu Pós Doutorado (CNPq) na University of London (Prof. Richard Rodnight) e em 1987/1988 fui Professor Visitante do Laboratório de Neurobiologia, Universidad Autónoma de Madrid (Prof. Galo Ramirez). Em 1994/1995 fui Professor Visitante no Laboratório de Bioenergética, Departamento de Bioquímica Médica, UFRJ (Prof. Leopoldo de Meis). Em 1998 fui Visiting Scientist, no Neurology Service, Veterans Affair Medical Center, CA, USA (Prof. Raymond Swanson). Já publiquei mais de 500 artigos científicos em revistas indexadas de circulação internacional, orientei inúmeras Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Supervisões de Pós-Doutorado e dezenas de alunos de Iniciação Científica. Esta atuação envolve basicamente a área de Neurociências, onde atuo longo de toda minha vida científica, trabalhando em injúria cerebral mediada por glutamato e neuroproteção exercida pelo nucleosídeo guanosina, abordando aspectos básicos e clínicos de doenças cerebrais. Mais recentemente, comecei a me envolver com a área de Educação em Ciências, onde orientei várias Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado. Recentemente liderei a criação de um PPG em Educação em Ciências na UFRGS, tendo sido seu primeiro Coordenador. Atualmente, sou revisor de artigos científicos em mais de 30 periódicos internacionais, indexados.

Luciana Calabró

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.

Rene Faustino Gabriel Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2011) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da mesma universidade. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliometria, Brapci, ciência da informação, comunicação científica, dados de pesquisa e produção científica. Implantou e coordena a Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Membro do Grupo de Pesquisa de Comunicação Científica e do Núcleo de Estudos em Ciência, Inovação e Tecnologia da UFRGS. Participou do GT CONEP/SISNEP para concepção e desenvolvimento da Plataforma Brasil.

References

ABBASI, A.; WIGAND, R.T.; HOSSAIN, L. Measuring social capital through network analysis and its influence on individual performance. Library & Information Science Research, [s. l.], v. 36, p. 66-73, 2014.

ANDRADEA, R. L. de. Influência das Redes de Coautoria na Performance dos Bolsistas de Produtividade e nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

BEAVER, D. D. Reflections on scientific collaboration (and its study): past, present, and future. Scientometrics, [Amsterdam], v. 52, n. 3, p. 365-377, 2001.

BETTIO, M.; RUBÉN ALVAREZ, G.; VANZ, S. A. S. Produção e colaboração científica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 1, 2017.

BISQUERRA, R.; SARRIEIRA, J.C.; MARTÍNEZ, F. Introdução à estatística: enfoque informático com pacotes estatísticos SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. INCTs. 2019. Disponível em: http://inct.cnpq.br/home/. Acesso em: 26 maio. 2019.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ficha de avaliação do programa, Ciências Biológicas (Bioquímica) UFRGS. Brasília: Capes, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/avaliacao/consultaFichaAvaliacao.jsf;jsessionid=3+z1NTiOsL4p6+19MEF1i16M.sucupira-214. Acesso em: 5 jun. 2018.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação Quadrienal 2016. Documento de Área 2017, Ciências Biológicas II. Brasília, Capes, 2016. Disponível em: http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4659-ciencias-biologicas-ii. Acesso em: 10 fev. 2017.

BUFREM, L. S.; GABRIEL JUNIOR, R. F.; GONÇALVES, V. Práticas de co-autoria no processo de comunicação científica na pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., p. 110-129, 2010.

DORNER, S. H. et al. Cooperação científica: uma análise da rede formada pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste. Revista Capital Científico, Garapuava, v. 14, n. 2, p. 1-16, abr./jun. 2016.

GABRIEL JUNIOR, R. F.; LAIPELT, R. C. Thesa: ferramenta para construção de tesauro semântico aplicado interoperável. Revista P2P & Inovação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p.124-145, mar./set. 2017.

GHENO, E. M. et al. Impacto da internacionalização na visibilidade da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica/UFRGS (2007-2016). Encontros Bibli, Florianópolis, v. 25, p. 1-25, 2020.

GLÄNZEL, W. Bibliometrics as a research field: a course on theory and application of bibliometric indicators. 2003. Course handouts.

GLÄNZEL, W. National characteristics in international scientific co-autorship relations. Scientometrics, [Amsterdam], v. 51, v. 1, p. 69-115. 2001.

INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM EXCITOTOXICIDADE E NEUROPROTEÇÃO. 2019. Disponível em: http://inct.cnpq.br/web/inct-en. Acesso em: 26 maio. 2019.

HILÁRIO, C. M.; GRÁCIO, M. C. C.; GUIMARÃES, J. A. C. Aspectos éticos da coautoria em publicações científicas. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2018.

IRIBARREN-MAESTRO, I.; LASCURIN-SÁNCHEZ, M.; SANZ-CASADO, E. Are multi-authorship and visibility related? Study of ten research at Carlos III University of Madrid. Scietometrics, [Amsterdam], v. 79, n. 1, p. 191-200. 2009.

KATZ, J. S.; MARTIN, B. R. What is research collaboration? Research Policy, v. 26, p. 1-18, 1997.

MARTINS, V. M. Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira. 2013. (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

MELO, J. H. N; TRINCA, T. P.; MARICATO, J. M. Limites dos indicadores bibliométricos de bases de dados internacionais para avaliação da Pós-Graduação brasileira: a cobertura da Web of Science nas diferentes áreas do conhecimento. TransInformação, Campinas, v. 33, e200071, 2021.

MOURA, A. M. M. Motivação para a pesquisa, determinação de parcerias e divisão da coautoria e coinvenção: principais critérios utilizados pelos pesquisadores da área da biotecnologia. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 29-45, 2012.

MUGNAINI, R. 40 anos de Bibliometria no Brasil: da bibliografia estatística à avaliação da produção científica nacional. In: HAYASHI, M. C. P. I.; LETA, J. (org.). Bibliometria e cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2013.

PRICE, D. J. S. Little Science, Big Science... and Beyond. New York, Columbia: University Press, 1986.

RICYT. Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnología. Manual de Santiago. Santiago, Chile, 2007.

SMITH, M. The trend toward multiple authorship in psychology. American Psychologist, v. 13, p. 596-599. 1958.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica. 2020. Linhas de Pesquisa. Disponível em: https://www.ufrgs.br/ppgbioq/pesquisa/linhas-de-pesquisa/. Acesso em: 9 nov. 2020.

URBIZAGÁSTEGUI ALVARADO, R. Elitismo na literatura sobre a produtividade dos autores. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 2, p. 69-79, maio/ago. 2009.

VANZ, S. A.; STUMPF, I. R. C. Colaboração científica: revisão teórico-conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, 2, p. 42-55, 2010.

Published

2021-10-08

How to Cite

GHENO, Ediane Maria; SOUZA, Diogo Onofre; CALABRÓ, Luciana; GABRIEL JUNIOR, Rene Faustino. Evaluation of productivity and co-authorship of professors of the Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica/UFRGS. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, n. Especial, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.78531. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78531. Acesso em: 19 may. 2024.

Similar Articles

<< < 36 37 38 39 40 41 

You may also start an advanced similarity search for this article.