Formação continuada do bibliotecário: a importância da capacitação na área da informática para o profissional da informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p124Palabras clave:
Formação continuada, Tecnologia, Informação, Bibliotecário, Profissional da informaçãoResumen
O ensaio científico visa destacar as vantagens obtidas pelo profissional bibliotecário que opta por uma formação continuada voltada para tecnologia. Explana como tem ocorrido a inserção da informação no mundo tecnológico. Destaca dois pontos: o posicionamento do profissional da informação no mercado de trabalho e a influência positiva que o aperfeiçoamento tecnológico exerce sobre o desempenho deste profissional capacitado a gerenciar a informação interligada aos recursos tecnológicos bem como o auxílio profissional que o bibliotecário, com um amplo conhecimento em informática, tem no manuseio com sistemas automatizados. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica, onde foram utilizados livros e artigos publicados sobre o tema.
Descargas
Citas
AGUIAR, Afrânio Carvalho. Derrubando-se as barreiras ao fluxo transfronteira do conhecimento. In: LUBISCO, Nídia M. L.; BRANDÃO, Lídia M. B. (Orgs.) Informação e informática. Salvador: EDUSBA, 2000, p. 37 – 63.
BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Considerações sobre o mercado de trabalho do bibliotecário. Información, Cultura y Sociedad, Buenos Aires, n. 12, p.35 – 50, 2005. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/976/2/ARTIGO_ConsideracoesMercadoTrabalhoBibliotecario.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2014.
BARRETO, Aldo de Albuquerque. Mudança estrutural no fluxo do conhecimento: a comunicação eletrônica. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 122 – 127, maio/ago. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/barreto.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2014.
BOENTE, Alfredo; BRAGA, Gláucia. Metodologia científica contemporânea. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.
CARDOSO, Liana Rosa Brito. Automação de bibliotecas: tendências contemporâneas. In: TARGINO, Maria das Graças; CASTRO, Mônica M. M. R. N. de (Orgs.). Desafiando os domínios da informação. Teresina: UFPI, 2002. p. 153 – 181.
CÔRTE, Adelaide Ramos et al. Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos: uma visão do cenário nacional, 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.
CRESPO, Isabel Merlo; RODRIGUES, Ana Vera Finardi; MIRANDA, Celina Leite. Educação Continuada para bibliotecários: características e perspectivas em um cenário de mudanças. Revista Biblios, Porto Alegre, n. 25 - 26, 2006. Disponível em:<http://eprints.rclis.org/8801/1/25_08.pdf>. Acesso em : 20 mar. 2014.
DAVANSO, Andressa Mello; ZANAGA, Mariângela Pisoni. Organização curricular dos cursos de Biblioteconomia brasileiros. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16 e ENCONTRO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DA PUC-CAMPINAS, 1., 2011, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/1017248/
Organiza%C3%A7%C3%A3o_curricular_dos_cursos_de_Biblioteconomia_brasileiros> Acesso em: 01 nov. 2014.
FARREL, Joyce. Lógica e design de programação: introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
MARANHÃO, Tarcila Barros Nunes. Informação, sociedade e tecnologia. In: TARGINO, Maria das Graças; CASTRO, Mônica M. M. R. N. de (Orgs.). Desafiando os domínios da informação. Teresina: UFPI, 2002. p. 263 – 277.
OLIVEIRA, Lais Pereira de. SILVEIRA, Carlos Eduardo da. Desafios do bibliotecário frente às novas tecnologias da informação e comunicação. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIENCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2010, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre, 2010. Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/
/Desafios-do-bibliotecario-frente-as-novas-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao>. Acesso em: 03 nov. 2014.
ORTEGA, Cristina Dotta. Introdução ao MicroISIS. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2002.
PROSDÓCIMO, Zulma Pures Alves; OHIRA, Maria de Lourdes Blatt. Educação continuada do bibliotecário: revisão de literatura. Revista ACB. Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 111 – 128. 1999. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/article.phpdd0=000000
>. Acesso em: 04 nov. 2014.
ROWLEY, Jennifer. Informática para bibliotecas.Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1994.
RUSSO, Mariza. Fundamentos de biblioteconomia e ciência da informação. Rio de Janeiro: e-papers, 2010.
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecários especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005.
SOUZA, Elisabete Gonçalves de. A formação continuada do bibliotecário face às exigências das novas tecnologias.2007. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem02pdf/sm02ss04_01.pdf> Acesso em: 02 nov. 2014.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Prefácio. In: CÔRTE, Adelaide Ramos et al. Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos: uma visão do cenário nacional, 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Valéria Beatriz Andrade, Antonio Luís Fonseca
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.