Abordagem experimental da força de atrito em aulas de Física do Ensino Médio

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Isabel Cristina de Castro Monteiro, Alberto Gaspar

Resumo


Neste trabalho, propomos e descrevemos a realização de uma atividade experimental para abordar o conceito de atrito em aulas práticas de Física do Ensino Médio. Utilizamos um equipamento de simples construção e de baixo custo que possibilita a determinação do coeficiente de atrito estático entre duas superfícies por meio de três procedimentos distintos. Os resultados obtidos foram coerentes entre si, com pequeno desvio percentual, o que confere confiabilidade à atividade. A atividade também permite uma maior contextualização de conceitos que normalmente são abordados apenas de forma teórica, exigindo um nível maior de abstração dos alunos, o que pode estimular as discussões e uma maior interação entre professor e alunos.

 


Palavras-chave


Ensino de Física; Atividade Experimental; Força de Atrito

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1121

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >