Abordagem experimental da força de atrito em aulas de Física do Ensino Médio

Autores

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro Departamento de Física e Química - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP/SP
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro Departamento de Física e Química - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP/SP
  • Alberto Gaspar Departamento de Física e Química - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP/SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1121

Resumo

Neste trabalho, propomos e descrevemos a realização de uma atividade experimental para abordar o conceito de atrito em aulas práticas de Física do Ensino Médio. Utilizamos um equipamento de simples construção e de baixo custo que possibilita a determinação do coeficiente de atrito estático entre duas superfícies por meio de três procedimentos distintos. Os resultados obtidos foram coerentes entre si, com pequeno desvio percentual, o que confere confiabilidade à atividade. A atividade também permite uma maior contextualização de conceitos que normalmente são abordados apenas de forma teórica, exigindo um nível maior de abstração dos alunos, o que pode estimular as discussões e uma maior interação entre professor e alunos.

 

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Departamento de Física e Química - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP/SP

Isabel Cristina de Castro Monteiro, Departamento de Física e Química - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP/SP

Alberto Gaspar, Departamento de Física e Química - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP/SP

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Publicado

2012-12-13

Como Citar

Monteiro, M. A. A., Monteiro, I. C. de C., & Gaspar, A. (2012). Abordagem experimental da força de atrito em aulas de Física do Ensino Médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(3), 1121–1136. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1121

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física

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