Relação entre a pesquisa em ensino de Física e a prática docente: dificuldades assinaladas pela literatura nacional da área

Autores

  • Fábio Luís Alves Pena CEFET, BA
  • Aurino Ribeiro Filho UFBA, BA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p424

Resumo

No presente trabalho, procuramos relatar as dificuldades assinaladas pela literatura nacional de pesquisa em Ensino de Física para a incorporação de informações apoiadas em resultados de pesquisa, da área em questão, no âmbito escolar. Em linhas gerais, os fatores que, muitas vezes, dificultam tal transposição são aqueles inerentes à formação inicial e continuada dos professores, às condições de trabalho e ao contexto escolar, aos problemas políticos e econômicos, às orientações curriculares instaladas nas escolas e ao teor da pesquisa.

Biografia do Autor

Fábio Luís Alves Pena, CEFET, BA

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS (2008), Graduado em Física pela UFBA (2003) e Tecnólogo em Eletricidade pelo CEFET-BA (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Aurino Ribeiro Filho, UFBA, BA

Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1970) , graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1971) , especialização em Mathematical Physics Dic pela Universidade de Londres Imperial College (1980) , mestrado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (1974) e doutorado em Theoretical Physics pela University Of Essex (1983) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2009-01-08

Edição

Seção

Artigos