O uso didático da história da ciência após a implementação dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM): Um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas publicadas em periodicos nacionais especializados em ensino d

Fábio Luís Alves Pena, Aurino Ribeiro Filho

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p48

Neste trabalho buscamos investigar a influência dos PCNEM sobre o uso da abordagem histórica na prática concreta de sala de aula. Os dados foram obtidos a partir da análise de relatos de experiências pedagógicas publicados, entre 2000 e 2006, na RBEF3, no CBEF4 e na FnE 5 . Os resultados indicam que, apesar das recomendações de tais Parâmetros, a referida abordagem ainda não foi traduzida, de maneira significativa, em termos de experiências didáticas.


Palavras-chave


PCNEM; História da Ciência; Ensino de Física.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p48

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >