O uso didático da história da ciência após a implementação dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM): Um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas publicadas em periodicos nacionais especializados em ensino d

Autores

  • Fábio Luís Alves Pena CEFET, BA
  • Aurino Ribeiro Filho UFBA, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p48

Resumo

Neste trabalho buscamos investigar a influência dos PCNEM sobre o uso da abordagem histórica na prática concreta de sala de aula. Os dados foram obtidos a partir da análise de relatos de experiências pedagógicas publicados, entre 2000 e 2006, na RBEF3, no CBEF4 e na FnE 5 . Os resultados indicam que, apesar das recomendações de tais Parâmetros, a referida abordagem ainda não foi traduzida, de maneira significativa, em termos de experiências didáticas.

Biografia do Autor

Fábio Luís Alves Pena, CEFET, BA

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS (2008), Graduado em Física pela UFBA (2003) e Tecnólogo em Eletricidade pelo CEFET-BA (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2009-05-19

Como Citar

Pena, F. L. A., & Ribeiro Filho, A. (2009). O uso didático da história da ciência após a implementação dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM): Um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas publicadas em periodicos nacionais especializados em ensino d. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 26(1), 48–65. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p48

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)