Estudo de circuitos elétricos por meio de desenhos dos alunos: Uma estratégia pedagógica para expolicitar as dificuldades conceituais

Carlos Eduardo Laburú, Amândio Augusto Gouveia, Marcelo Alves Barros

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p24

Este artigo propõe incorporar a linguagem de desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional quando do estudo de circuitos elétricos. A proposta objetiva trabalhar esse modo de representação com alunos de Ensino Médio em paralelo com a linguagem científica. Mostramos que o modo pictórico, que não exige o conhecimento dos códigos oficiais, tem uma potencialidade de detectar dificuldades conceituais dos alunos, evitando que estas sejam encobertas pela abstrata e antiintuitiva representação oficial. A ideia é permitir que os aprendizes, durante o processo de ensino, expressem-se por meio de símbolos diretos e intuitivos, ao invés de estarem obrigados a usar exclusivamente as normas e códigos da simbologia oficial, como habitualmente é feito. Veremos que a modalidade instrucional baseada nos desenhos dos alunos permite ao professor uma oportunidade de gerar discussões e ir acompanhando a construção do conhecimento de seus estudantes em sala de aula.


Palavras-chave


Representação por desenho; dificuldades conceituais; circuito elétrico; Ensino Médio.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n1p24

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >