Niels Bohr, espectroscopia e alguns modelos atômicos no começo do século XX: um episódio histórico para a formação de professores

Autores

  • Stephanie Siqueira Vasconcelos Mestranda da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema https://orcid.org/0000-0003-2116-1826
  • Thaís Cyrino de Mello Forato Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p851

Resumo

O físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962) é conhecido pelos físicos e químicos por causa de seu modelo atômico, que foi relevante para o desenvolvimento da teoria quântica e da química teórica. Suas contribuições são, usualmente, apresentadas de modo simplista em boa parte dos materiais didáticos de ciências, em especial aqueles voltados para a escola básica. Na maior parte das vezes, reforça-se a visão de uma história linear, elitista, neutra, ingênua e produtora de provas irrefutáveis, mediante um único método universal. Tais concepções acabam por fomentar uma visão estereotipada e ingênua sobre a ciência, em contradição às recomendações da literatura especializada e de documentos oficiais que sugerem uma formação crítica acerca do conhecimento científico e de seu desenvolvimento. Partindo desse pressuposto, neste artigo, apresentamos um enfoque alternativo às narrativas presentes em materiais didáticos, especialmente no contexto da formação inicial de professores. Enfatizamos modelos atômicos pouco conhecidos, aspectos pessoais de cientistas e alguns elementos do desenvolvimento da espectroscopia na elaboração de alguns modelos atômicos do começo do século XX, com ênfase nas contribuições de Niels Bohr. Apresentamos os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados na delimitação de um recorte histórico e na elaboração de uma narrativa historiográfica. Esse resultado aqui apresentado objetiva oferecer elementos para subsidiar os docentes formadores de professores quanto ao uso da abordagem histórica das ciências, de modo a promover, em sua futura prática profissional, o ensino e aprendizagem de conceitos científicos e reflexões sobre a prática científica.

Biografia do Autor

Stephanie Siqueira Vasconcelos, Mestranda da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Graduada em Licenciatura em Ciências -Física, pela Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA), da Universidade Federal de São Paulo. Professora de Ciências da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Thaís Cyrino de Mello Forato, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Bacharel e Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestra em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado no Instituto de Biociências da USP junto ao Programa de pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências. Professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, na UNIFESP-DIADEMA, no curso de Graduação em Ciências - Licenciatura.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Vasconcelos, S. S., & Forato, T. C. de M. (2018). Niels Bohr, espectroscopia e alguns modelos atômicos no começo do século XX: um episódio histórico para a formação de professores. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(3), 851–887. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p851

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência

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