Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico

Autores

  • Luciene Fernanda da Silva Universidade de São Paulo - USP
  • Alice Assis Departamento de Física e Química – UNESP – Guaratinguetá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p313

Resumo

Considerando-se a importância da inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo de Física do Ensino Médio, propõe-se, neste trabalho uma atividade experimental, confeccionada com materiais de baixo custo, que aborda o efeito fotoelétrico. Essa atividade pode ser utilizada de forma contextualizada, articulando-se esse fenômeno com algumas aplicações tecnológicas vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Ao trabalhar o experimento, o professor pode incentivar os alunos a investigarem o que ocorre no decorrer de sua execução e, por meio de perguntas, levá-los a expressar as suas ideias prévias na tentativa de explicarem o seu funcionamento. Essa articulação vinculada à interação social em sala de aula pode despertar a curiosidade e a motivação dos alunos em aprenderem os conhecimentos trabalhados.

Biografia do Autor

Luciene Fernanda da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências


Alice Assis, Departamento de Física e Química – UNESP – Guaratinguetá

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Publicado

2012-08-19

Como Citar

Silva, L. F. da, & Assis, A. (2012). Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(2), 313–324. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p313

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física

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