Vygotsky e múltiplas representações: leituras convergentes para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p7Resumo
Este trabalho traz uma reflexão centrada no tema linguagem e pensamento de Vygotsky, com o objetivo de mostrar que pontos de vista do autor sobre o assunto se encontram subjacentes às argumentações que sustentam o referencial de multimodos e múltiplas representações. Há pouco mais de uma década em desenvolvimento, o programa de pesquisa de multimodos e múltiplas representações vem se mostrando progressivo, conclusão garantida, tanto pela abrangência internacional de suas pesquisas como pela amplitude no trato das questões envolvidas com a educação científica e matemática. Por ser a semiótica a teoria que ampara esse programa de pesquisa e a psicologia a que ampara os estudos vygotskianos, o que faz com que, quase sempre, estes últimos estejam ausentes nas referências do primeiro. Todavia, o referencial de multimodos e múltiplas representações faz afirmações que se revelam compatíveis com a posição de Vygotsky no que toca a indissociável interdependência entre linguagem e pensamento. Assim, com base nessa interdependência, o trabalho discute e aponta que o uso de variabilidade de linguagens, nas suas mais diversas representações, defendido pelo referencial multimodal e de múltiplas representações, é compatível e convergente com a leitura vygotskiana sobre o tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >