Metamorfose na sala de aula: desfazendo estigmas na disciplina de Física a partir do teatro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p33Resumo
Este artigo mostra a transformação sofrida por um aluno mediante sua participação em uma peça teatral usada para abordar alguns conhecimentos associados à Física. A referida peça foi montada por uma professora que havia participado de um curso de formação continuada, no qual se buscou evidenciar a importância do reconhecimento das competências docente, mediante uma abordagem dinâmica e que possibilitou o desenvolvimento da sua autonomia e a valorização da vivência do trabalho diário. Partindo dos estudos de Rosenthal e Jacobson buscou-se compreender como esse aluno, inicialmente bloqueado pelas expectativas dos atores sociais e estigmatizado por rótulos negativos desenvolvidos no ambiente escolar, se viu impulsionado a se livrar desse estigma por obra de uma representação teatral. A descoberta desse evento singular mostra a possibilidade de uma total metamorfose em alunos tidos como incapazes e/ou desinteressados que podem descobrir, por meio do teatro, seu potencial interno e a fascinação derivada do conhecimento científico. Os resultados mostraram que esse aluno teve um considerável crescimento em seu autoconhecimento, seu autoconceito e sua autoestima. Por outro lado, a professora de Física rompeu o “efeito Rosenthal”, superando o efeito negativo da sua expectativa inicial acerca desse aluno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >