Medindo a freqüência da rede elétrica por efeito estroboscópio: com um equipamento mecânico simples

Autores

  • Carlos Eduardo Laburú UEL - Párana
  • Osmar Henrique Moura da Silva

Resumo

Este trabalho propõe a construção de um aparelho mecanicamente operado, com o objetivo de mostrar a natureza oscilante da corrente da rede elétrica. O aparelho também pode ser usado para avaliar a freqüência da rede e compará-la com a oficial. O princípio físico envolvido com a manipulação do aparelho baseia-se no efeito estroboscópio, obtido em razão da intermitência luminosa das lâmpadas a gás, do tipo fluorescente, comumente utilizadas nos ambientes. O conteúdo de física aqui envolvido é apropriado ao ensino médio, podendo ser convenientemente inserido num curso de ondas ou eletrodinâmica, ou mesmo, sugerido como trabalho na feira de ciências do colégio.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Laburú, UEL - Párana

Bacharelado e licenciatura no Instituto de Física pela Universidade de São Paulo (1981; 1983), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Laburú, C. E., & Silva, O. H. M. da. (1999). Medindo a freqüência da rede elétrica por efeito estroboscópio: com um equipamento mecânico simples. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(3), 332–339. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6798

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>