Relação entre a pesquisa em ensino de Física e a prática docente: dificuldades assinaladas pela literatura nacional da área

Fábio Luís Alves Pena, Aurino Ribeiro Filho

Resumo


No presente trabalho, procuramos relatar as dificuldades assinaladas pela literatura nacional de pesquisa em Ensino de Física para a incorporação de informações apoiadas em resultados de pesquisa, da área em questão, no âmbito escolar. Em linhas gerais, os fatores que, muitas vezes, dificultam tal transposição são aqueles inerentes à formação inicial e continuada dos professores, às condições de trabalho e ao contexto escolar, aos problemas políticos e econômicos, às orientações curriculares instaladas nas escolas e ao teor da pesquisa.


Palavras-chave


Relação pesquisa-prática; Ensino de Física

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p424

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >