Convergência e divergência de raios de luz por lentes e espelhos: um equipamento para ambientes planejados de educação informal

Autores

  • Osmar Henrique Moura Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Amarildo Ramos Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Ferdinando Vinicius Zaporolli Universidade Estadual de Londrina
  • Sérgio Mello Arruda Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p427

Resumo

Este artigo descreve a elaboração de um equipamento automatizado de óptica geométrica que abrange demonstrações de convergência e divergência de raios de luz por lentes e espelhos. O equipamento foi desenvolvido para o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL), situando-se no âmbito da educação informal em ambientes planejados. O trabalho se insere em um projeto mais amplo de instalação de experimentos interativos de óptica bem como de investigações sobre o ensino desse conteúdo no ensino básico no MCTL. O equipamento, de fácil construção, também poderia ser utilizado para demonstrações em sala de aula.

Biografia do Autor

Osmar Henrique Moura Silva, Universidade Estadual de Londrina

Físico do Laboratório de Instrumentação em Ensino de Física do Depto de Física da UEL-PR. Doutor em Educação para a Ciência.

Amarildo Ramos Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Trabalha na ATI da UEL

Ferdinando Vinicius Zaporolli, Universidade Estadual de Londrina

Trabalha como Físico no Depto de Física da UEL.

Sérgio Mello Arruda, Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (UEL)

Diretor do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (PR)

Downloads

Publicado

2013-04-15

Como Citar

Silva, O. H. M., Almeida, A. R., Zaporolli, F. V., & Arruda, S. M. (2013). Convergência e divergência de raios de luz por lentes e espelhos: um equipamento para ambientes planejados de educação informal. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 30(2), 427–439. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p427

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)