Quantum Physics in high school: a bakhtinian analysis of Physics textbooks approved at PNLDEM 2015

Authors

  • Nathan Willig Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudio Jose de Holanda Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p435

Abstract

In this work we present an analysis of Quantum Physics texts present in the fourteen books approved by the National Textbook Plan for High School in 2015.  We used Bakhtin’s Philosophy of Language as a theoretical and methodological framework. Our aim was to evaluate which approaches are used by textbook authors to introduce Quantum Physics as well as which concepts and epistemological views are stated in these presentations. Our results show that all books present a historical approach, limited to the Old Quantum Physics. Concepts and presentation sequences are very similar to what can be found in Modern Physics undergraduate textbooks, containing even the same historiographic mistakes. This suggests that authors state what they have learned during undergraduate courses without any further critical review. All books present lexical choice that can be associated to positivist epistemology, and thirteen books present a compositional structure allied to the same view, which is considered epistemologically outdated. The reductionist textbook presentation indicates the necessity of breaking up with the hegemonic positivist perspective. 

Author Biographies

Nathan Willig Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado em Física com linha de formação em Física Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela mesma universidade (2016). Atualmente, é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transporte de Radiação e Simulação Computacional. Tem interesse em Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin e em Ensino de Física Quântica.

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem mestrado e doutorado na área de ensino de Física, ambos também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 1989 a 1992, atuou como professora de Física na rede estadual de ensino de Porto Alegre. Por concurso público, ingressou como professora, em 1994, no Departamento de Física da UFRGS. Atualmente, ocupa o cargo de Professora Titular e é membro permanente do Programa de Pós-graduação em ensino de Física. Foi coordenadora desse Programa no período de novembro de 2006 a fevereiro de 2010. É vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados - ILEA. É também editora-adjunta do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e líder de grupo de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: perspectiva sociocultural no ensino de Física, formação de professores e ensino de Física Moderna e Contemporânea.

Claudio Jose de Holanda Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Física pela mesma universidade (2001). Por aprovação em concurso público, desde junho de 2006, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Modernização Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e outros temas relevantes em Ensino de Física.

Published

2017-08-09

How to Cite

Lima, N. W., Ostermann, F., & de Holanda Cavalcanti, C. J. (2017). Quantum Physics in high school: a bakhtinian analysis of Physics textbooks approved at PNLDEM 2015. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(2), 435–459. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p435

Issue

Section

Pesquisa em Ensino de Física

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