A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências

Autores

  • Alberto Osmar Cupani UFSC - Santa Catarina
  • Maurício Pietrocola UFSC - Santa Catarina

Resumo

Abordaremos neste trabalho a epistemologia de Mario Bunge e mostraremos a sua relevância para se enfrentar alguns problemas presentes no contexto do ensino das ciências. Em particular, apresentaremos a forma como Bunge concebe as ligações do conhecimento científico com o mundo real através da produção de leis, teorias e modelos. As explicações têm um lugar de destaque na sua obra e mostraremos como sua maneira de concebê-las no contexto da produção científica traz implicações importantes para o ensino das ciências.

Biografia do Autor

Alberto Osmar Cupani, UFSC - Santa Catarina

Graduação em Licenciatura em Filosofia - Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (1967) e doutorado em Filosofia - Universidad Nacional de Córdoba (1974). Pós-doutorado na Universidade de Paris 7 (1994-1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Cupani, A. O., & Pietrocola, M. (2002). A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19, 100–125. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10057

Edição

Seção

Artigos