Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica

Autores

  • Flavia Rezende NUTES - UFRJ
  • João José Fernandes de Sousa Instituto de Física - UFRJ
  • Susana de Souza Barros Instituto de Física - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p361

Resumo

Este estudo investiga a interação de licenciandos em Física com um sistema hipermídia que aborda conceitos básicos de Mecânica. Tem como objetivos estudar a relação entre conhecimento prévio e navegação hipertextual, tomando como referência os padrões de navegação propostos por Rezende e Souza Barros (2008) e verificar sua validade como critério de classificação. Pretendemos avançar na compreensão da navegação hipertextual na medida em que foram considerados tanto o desempenho dos estudantes em um pré-teste quanto a percepção sobre a interação com o sistema hipermídia através de uma entrevista com um subgrupo de alunos. Encontramos razoável correlação entre o conhecimento prévio dos estudantes e os padrões de navegação organizada, conceitual e desorientada, o que nos levou a concluir que foi possível validar os padrões anteriores. Observamos um novo padrão: a navegação induzida, na qual o estudante se guia por uma suposta ordem em que os conceitos e as leis estariam dispostos graficamente no índice. De um modo geral, as entrevistas foram um complemento útil para a interpretação da navegação por meio de gráficos, os quais representam uma “fotografia” da navegação individual. Se estas fotografias já mostram as formas diversificadas com que os alunos usam um sistema hipermídia, as entrevistas mostram a diversidade de razões que eles atribuem às suas escolhas e à configuração final de sua navegação.

Biografia do Autor

Flavia Rezende, NUTES - UFRJ

João José Fernandes de Sousa, Instituto de Física - UFRJ

Susana de Souza Barros, Instituto de Física - UFRJ

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Publicado

2012-08-30

Como Citar

Rezende, F., de Sousa, J. J. F., & Barros, S. de S. (2012). Padrões de navegação em um sistema hipermídia de mecânica básica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 361–389. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p361

Edição

Seção

Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem de Física