Levando água à ebulição à temperatura ambiente?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p677Resumen
É apresentado um procedimento experimental, de custo reduzido, no qual a ebulição da água à temperatura ambiente é evidenciada. Este procedimento envolve a introdução de água no interior de uma lâmpada fluorescente fora de uso, por meio de técnicas já descritas na literatura, e retomadas neste trabalho. Além da observação da ebulição à temperatura ambiente, a determinação da pressão interna de lâmpadas fluorescentes pode ser obtida experimentalmente de maneira consistente, através do uso de água de torneira posta previamente em ebulição, o que leva à eliminação das impurezas gasosas nela dissolvidas; é sugerida também uma técnica para tornar mais acurada a determinação do volume livre de água da lâmpada. Alguns cuidados para reduzir a níveis mínimos a contaminação por ocasião da execução deste procedimento em ambiente escolar são descritos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >