Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em cursos de licenciatura em Física de uma universidade pública federal: “usos” estabelecidos por professores universitários no processo de formação inicial

Autores

  • Roberta Silva de Andrade Escola de Educação Básica, Marataízes, ES
  • Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p888

Resumo

Neste artigo relatamos um estudo que tem como objetivo analisar os usos que professores de cursos de licenciatura em física de uma universidade pública federal fazem das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) durante o processo de formação inicial. A pesquisa é de caráter exploratório, e a produção de dados pautada no uso de documentos e entrevista semiestruturada. Por meio da Análise Textual Discursiva, quatro categorias emergentes foram identificadas neste estudo: (i) O lugar das disciplinas de TDIC nos cursos de licenciatura em Física; (ii) Usos das técnicas; (iii) Usos da tecnologia na formação – relação com os processos de formação do professor formado; (iv) Que rede há nessa formação? Os resultados apontam que os usos das TDICs nos cursos investigados envolvem inventividades que se perfazem por meio de uma dinâmica baseada nas técnicas que necessariamente não se constituem como técnica pura, mas são entrelaçadas a aspectos teórico-metodológicos de ensino e aprendizagem, ao processo formativo desenhado para o desenvolvimento da disciplina, ao diálogo estabelecido entre os possíveis contextos educativos para o uso das tecnologias. Além disso, tencionamos a perspectiva de universalização da rede de interconexão, visto que o uso da internet (na dimensão da construção coletiva de conhecimentos) é limitado tanto na universidade quanto no contexto da educação básica.

Biografia do Autor

Roberta Silva de Andrade, Escola de Educação Básica, Marataízes, ES

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Professora da rede municipal de Educação Básica de Marataízes-ES

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Desde 2014 é coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

de Andrade, R. S., & Coelho, G. R. (2018). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em cursos de licenciatura em Física de uma universidade pública federal: “usos” estabelecidos por professores universitários no processo de formação inicial. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(3), 888–916. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p888

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física