Estudos sobre paz e conflito como campo acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2024.e103157

Palavras-chave:

Epistemology, Peace studies, Conflict, Interdisciplinary

Resumo

Questões de paz e conflito têm sido uma preocupação constante em todas as culturas e ao longo da história humana. Somos, antes de tudo, seres relacionais, e nossa complexidade naturalmente gera conflitos. Através de nossas relações, conflitos e estados de paz podem surgir, e a transformação e realização desses estados conferem significado e compreensão sobre nosso lugar no mundo. O campo de Estudos de Paz e Conflito (EPC) é fundamentalmente transdisciplinar, abrangendo uma ampla gama de disciplinas acadêmicas, como ciência política, sociologia, história, antropologia, tradições contemplativas, teologia, psicologia, filosofia, entre outras áreas, abordagens teóricas e lições aprendidas na prática. Através da aplicação de pesquisa, educação e prática, o EPC se preocupa com a investigação da natureza dos conflitos, violência, identidade, segurança, poder e com o treinamento de habilidades e métodos para aplicar a transformação de processos conflitivos, levando a uma paz dinâmica e inclusiva.

Como disciplina acadêmica, o campo dos EPC tem menos de 100 anos e está em constante desenvolvimento. As dinâmicas sempre mutáveis das complexidades de qualquer conflito e as preocupações daqueles que desejam transformá-lo continuam a moldar e refinar o campo. Esta entrevista é uma breve visão geral de algumas das principais tendências que moldaram o desenvolvimento do campo dos Estudos de Paz e Conflito.

Os Estudos de Paz e Conflito constituem um discurso e uma prática que têm se tornado cada vez mais amplos em seu escopo e mais profundos em sua nuance, à medida que mais disciplinas contribuem para sua formação. É importante destacar que o desenvolvimento do campo dos EPC não ocorreu de forma linear, com certas tendências substituindo concepções anteriores; ao contrário, as perspectivas e experiências que moldaram os campos da teoria e da prática se sobrepõem e coexistem como fios em um tear. O desenvolvimento dos EPC pode ser compreendido por meio de mudanças em larga escala na compreensão da natureza e das causas dos conflitos, nos meios de abordá-los e nos principais atores responsáveis por lidar com os conflitos.

Desde sua longa história, os EPC têm sido moldados por visões de mundo enraizadas em observações do mundo natural e na compreensão do lugar dos humanos nele. Muitas das palavras mais antigas para paz estão fundamentadas em uma visão de mundo energética que considera a fertilidade como a principal fonte de paz e bem-estar (Dietrich, 2019). A compreensão de paz mantida em muitas culturas tradicionais e outras tradições antigas reflete uma perspectiva de harmonia dinâmica entre o mundo natural e os seres humanos. Esta entrevista busca fornecer uma visão geral dos EPC como um campo acadêmico, bem como trazer algumas reflexões sobre os estudos de paz e conflito.

O Professor Dr. Wolfgang Dietrich é nosso ilustre convidado para esta valiosa entrevista, que visa apresentar e esclarecer pontos importantes no campo acadêmico dos Estudos de Paz e Conflito. Vale ressaltar que o Professor Dietrich é um dos mais renomados acadêmicos da área, e, entre suas vastas contribuições, destaca-se a teoria das Muitas Pazes, que é um dos desenvolvimentos mais recentes no campo dos EPC, baseada na Filosofia da Paz Transracional (Dietrich, 2019), e pode ser vista como uma importante virada epistemológica no campo.

Dietrich possui dois doutorados, em História e Literatura e em Direito, pela Universidade de Innsbruck, onde iniciou sua carreira como Professor Adjunto em 1990 e foi homenageado com o título de Professor Honorário em 2015. Durante sua carreira na Universidade de Innsbruck, ele atuou como Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas e liderou o Programa de Mestrado em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação Internacional de Conflitos. De 2008 a 2023, ocupou o cargo de Cátedra UNESCO em Estudos de Paz e foi membro da Comissão Austríaca da UNESCO durante esse período.

Dietrich também teve a oportunidade de compartilhar sua expertise como professor visitante em várias instituições renomadas, incluindo o Instituto de Ciência Política da Universidade de Viena, o Centro de Estudos de Paz e Desenvolvimento da Universidade de Castellón, na Espanha, na Universidade das Nações Unidas para a Paz (UPEACE), em Colón, Costa Rica, e no programa de Estudos de Paz e Transformação de Conflitos no Brasil (Paz & Mente). Seu profundo compromisso com a pesquisa sobre a paz e a transformação de conflitos é ainda mais sublinhado por seu extenso trabalho de campo na América Central durante a década de 1980, bem como pelas pesquisas realizadas na América Latina e Caribe, Índia, África Oriental e Sudeste Asiático ao longo da década de 1990. Ele foi presidente da seção austríaca da Anistia Internacional de 1989 a 1991 e dirigiu a Universidade Europeia de Paz de 1995 a 1998. Além disso, foi Diretor Acadêmico do Instituto Austríaco para a América Latina de 1995 a 2007, antes de se concentrar inteiramente no desenvolvimento da Escola de Estudos de Paz de Innsbruck, da qual se aposentou em 2021.

Dada sua carreira ilustre e substanciais contribuições ao campo, Dietrich é um convidado notável para esta entrevista. Conduzimos a entrevista online por meio de trocas de e-mails em julho de 2024, e somos profundamente gratos por sua generosidade e pela precisão de suas respostas.

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Publicado

09.10.2024

Edição

Seção

Entrevista