Mídias e educação: dicotomias e outras possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2025.e104328

Palavras-chave:

educação midiática, cidadania, mídias, educação, mídia-educação

Resumo

As mídias têm permeado as relações entre pessoas e sistemas de maneira global, ocupando uma centralidade na vida contemporânea em termos de cultura, política, economia e relações pessoais. Nesse sentido, é preciso entender os limites e possibilidades ofertadas por essas mídias e a quem elas servem. Pensar a educação midiática consiste na apropriação instrumental, crítico e produtivo/criativo das mídias, tanto pelos professores e profissionais da educação, quanto pelos alunos e sociedade em geral, tendo em vista que esse conhecimento é essencial para a formação cidadã. A partir das experiências vividas pela autora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e do trabalho como professora temporária da Rede Municipal de Ensino de São José-SC nos anos 2023 e 2024, é que se pretende refletir como lidar com a dicotomia entre os interesses mercadológicos por trás das tecnologias educacionais, considerando a verticalização dos processos governamentais no sistema educacional, e o papel da educação midiática na formação crítica, reflexiva e criativa para a cidadania.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Mota Estevam, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação (2019) em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialização em Docência no Ensino Superior, e especialização em Educação Infantil e Anos iniciais pela UNIASSELVI (2021 e 2022 respectivamente). Mestre (2024) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de Educação e Comunicação (ECO) e atualmente é Doutoranda no mesmo programa e linha de pesquisa, compondo o grupo de pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional (Comunic). Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Didática, Planejamento, Educação e Comunicação, Mídia-educação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

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Publicado

02.06.2025

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade