Mídias e educação: dicotomias e outras possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2025.e104328Palavras-chave:
educação midiática, cidadania, mídias, educação, mídia-educaçãoResumo
As mídias têm permeado as relações entre pessoas e sistemas de maneira global, ocupando uma centralidade na vida contemporânea em termos de cultura, política, economia e relações pessoais. Nesse sentido, é preciso entender os limites e possibilidades ofertadas por essas mídias e a quem elas servem. Pensar a educação midiática consiste na apropriação instrumental, crítico e produtivo/criativo das mídias, tanto pelos professores e profissionais da educação, quanto pelos alunos e sociedade em geral, tendo em vista que esse conhecimento é essencial para a formação cidadã. A partir das experiências vividas pela autora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e do trabalho como professora temporária da Rede Municipal de Ensino de São José-SC nos anos 2023 e 2024, é que se pretende refletir como lidar com a dicotomia entre os interesses mercadológicos por trás das tecnologias educacionais, considerando a verticalização dos processos governamentais no sistema educacional, e o papel da educação midiática na formação crítica, reflexiva e criativa para a cidadania.
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