Família e trabalho na contemporaneidade: a percepção de trabalhadores domiciliares da indústria calçadista sobre a fusão do ambiente de trabalho ao ambiente doméstico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2011v8n1p133Resumo
Trata-se de um estudo que teve por objetivo compreender o universo familiar no qual o espaço doméstico se funde ao ambiente de trabalho, o que ocorre nas denominadas bancas de pesponto, oficinas de trabalho que prestam serviços à industria de calçados. Foi utilizada a abordagem qualitativa e etnográfica para o estudo. A coleta de dados ocorreu em duas fases, exploratória e focalizada. Na etapa exploratória houve observação participante em dez residências em um bairro operário onde, na maior parte das casas, o trabalho era informal e domiciliar. Na fase focalizada foram realizadas dezenove entrevistas individuais e semi-estruturadas com membros de seis famílias. Os dados obtidos nas entrevistas passaram por uma análise hermenêutica-dialética. Os resultados mostraram que grande parte dos entrevistados caracterizou genericamente a família e o fizeram reproduzindo um discurso baseado em modelos tidos socialmente como ideais. Em relação ao fato de possuírem o trabalho no mesmo ambiente que a casa, muitos entrevistados abordaram a questão do tempo, uma vez que se trabalha mais por não ter horários fixos, podendo prejudicar a relação familiar, pois se passa mais tempo trabalhando do que com a família, mesmo estando no ambiente doméstico. Além disso, relataram acerca dos pontos positivos e negativos desta condição do trabalho, sendo positivo o trabalho em casa porque se economiza com transporte e pode-se estar mais perto dos filhos, além de compensar financeiramente. Porém essa relação pode levar ao desgaste das relações conjugais e entre pais e filhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).