A teleologia e a aleatoriedade no estudo das ciências da natureza: sistemas, ontologia e evolução
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2011v8n2p316Resumo
Propõe-se uma investigação sobre a temática da Teleologia, como tratada no decorrer da história do pensamento humano, e com especial enfoque no intercurso relacionado ao desenvolvimento das teorias científicas referentes ao estudo da Natureza. A apresentação do tema começa com definições conceituais sobre teleologia. Em seguida é revisitado o caminho histórico trilhado pelo conceito de teleologia no desenvolvimento científico. Em um primeiro tópico, será tratada a questão da teleologia nas ciências biológicas e da vida, com ênfase na repercussão das teorias vitalistas e seleção natural. Em seguida, é contraposta a concepção dialética de sistemas teleológicos e sistemas aleatórios. Finda-se o artigo com uma reflexão sobre como os temas tratados são pertinentes dentro do área de estudos das ciências ambientais, onde são conjugados sistemas físicos, biológicos e humanos, com as diversas nuances e utilizações de conceitos teleológicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).