A teleologia e a aleatoriedade no estudo das ciências da natureza: sistemas, ontologia e evolução
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2011v8n2p316Resumo
Propõe-se uma investigação sobre a temática da Teleologia, como tratada no decorrer da história do pensamento humano, e com especial enfoque no intercurso relacionado ao desenvolvimento das teorias científicas referentes ao estudo da Natureza. A apresentação do tema começa com definições conceituais sobre teleologia. Em seguida é revisitado o caminho histórico trilhado pelo conceito de teleologia no desenvolvimento científico. Em um primeiro tópico, será tratada a questão da teleologia nas ciências biológicas e da vida, com ênfase na repercussão das teorias vitalistas e seleção natural. Em seguida, é contraposta a concepção dialética de sistemas teleológicos e sistemas aleatórios. Finda-se o artigo com uma reflexão sobre como os temas tratados são pertinentes dentro do área de estudos das ciências ambientais, onde são conjugados sistemas físicos, biológicos e humanos, com as diversas nuances e utilizações de conceitos teleológicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Paulo Pereira Martins Júnior, Vitor Vieira Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).