O ético da condição humana na era da civilização tecnológica

Autores

  • Angela Luzia Miranda Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2009v6n1p48

Palavras-chave:

filosofia da técnica, ética e tecnologia, ontologia, philosophy of technology, ethics and technology, ontology, filosofía de la técnica, ética y tecnología, ontología, Martin Heidegger, Hans Jonas

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2009v6n1p48

 

A dimensão ética da condição humana em nossa época ocupa cada vez mais os espaços das discussões filosóficas. Neste cenário, o princípio da responsabilidade vem sendo amplamente pesquisado, sobretudo, por aqueles que se dedicam a estudar a dimensão ética da tecnologia moderna. Em seu ensaio de uma ética para a civilização tecnológica, Hans Jonas se dedica a fundamentar uma ética, cujo princípio é a responsabilidade, tendo em vista que vivemos na era da civilização tecnológica. Este artigo pretende aprofundar a gêneses da responsabilidade em Jonas, considerando a influência que ele recebe de seu mestre Martín Heidegger. Ao mesmo tempo em que se propõe analisar a intrínseca e intrigante relação entre a ontologia do cuidado em Heidegger e a ética da responsabilidade em Jonas, o texto busca também instigar o debate sobre a possibilidade de uma ética para a civilização tecnológica.

Palavras-chave: Filosofia da técnica; Ética e tecnologia; Ontologia; Martin Heidegger; Hans Jonas.

 

Biografia do Autor

Angela Luzia Miranda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Ética pelo Programa Multicidisciplinar de Doutorado "Filosofía, Ciencia, Tecnología y Sociedad" do Departameto de Lógica y Filosofía de la Ciencia da Universidad del Pais Vasco (2009); Doutora em Filosofia, pelo Programa de Doutorado "Filosofía, Lógica y Estética" do Departamento de Filosofía, Lógica y Filosofía de la Ciencia da Universidad de Salamanca-ES (2008). Ambas teses com qualificação "cum laude" (aprovada com louvor) e indicadas para publicação. Possui Mestrado em Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidad de Salamanca-ES (2004); Mestrado Multidisciplinar em Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002); Graduação em Direito (1995), Pós-Graduação em Pensamento Comtemporáneo-Século XX (1990) e Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989). Pesquisadora/Bolsista da CAPES de Doutorado no Exterior. Tem experiência na área de Ensino e Pesquisa com ênfase nos estudos de Filosofia da Técnica, atuando principalmente nos seguintes temas: Heidegger e a Filosofia da Técnica, Técnica Moderna, Ontología, Ética e Técnologia, Principio da Responsabilidade, Estudos em Ciência, Tecnología e Sociedade, Ética e Ecología, Políticas Públicas em Ciencia e Tecnología.

Downloads

Publicado

2009-07-02

Edição

Seção

Dossiê: "O debate sobre a Condição Humana na Modernidade" - Organização: Prof. Dr. Selvino Assmann