O ético da condição humana na era da civilização tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2009v6n1p48Resumo
A dimensão ética da condição humana em nossa época ocupa cada vez mais os espaços das discussões filosóficas. Neste cenário, o princípio da responsabilidade vem sendo amplamente pesquisado, sobretudo, por aqueles que se dedicam a estudar a dimensão ética da tecnologia moderna. Em seu ensaio de uma ética para a civilização tecnológica, Hans Jonas se dedica a fundamentar uma ética, cujo princípio é a responsabilidade, tendo em vista que vivemos na era da civilização tecnológica. Este artigo pretende aprofundar a gêneses da responsabilidade em Jonas, considerando a influência que ele recebe de seu mestre Martín Heidegger. Ao mesmo tempo em que se propõe analisar a intrínseca e intrigante relação entre a ontologia do cuidado em Heidegger e a ética da responsabilidade em Jonas, o texto busca também instigar o debate sobre a possibilidade de uma ética para a civilização tecnológica.
Palavras-chave: Filosofia da técnica; Ética e tecnologia; Ontologia; Martin Heidegger; Hans Jonas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Angela Luzia Miranda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).