O blogueiro como representação da contemporaneidade

Autores

  • Arnaldo Cortina Universidade Estadual Paulista (Araraquara-SP)
  • Fernando Moreno da Silva Universidade Estadual Paulista (Araraquara-SP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2009v6n2p161

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a caracterização do blogueiro e, por conseqüência, a imagem do homem contemporâneo, afinal, a prática do blogueiro é uma extensão das tendências da contemporaneidade, uma amostra do comportamento inserida naquilo que vem sendo chamado de pós-modernismo. A análise do trabalho chega à conclusão de que o internauta, assim como o homem contemporâneo, é definido por três pilares: narcisismo, pseudoliberdade e ludicidade.

Biografia do Autor

Arnaldo Cortina, Universidade Estadual Paulista (Araraquara-SP)

Docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Araraquara-SP)Mestrado em Letras - área de Lingüística pela FFLCH-USP, São Paulo, 1988. Doutorado em Letras - área de Lingüística pela FFLCH-USP, São Paulo, 1994. Pós-Doutorado (Projeto de pesquisa: "História da Leitura no Brasil"), na Université de Limoges e École de Hautes Études en Sciences Sociales, Paris-França, 2001-2002. Livre-Docente em Semiótica, UNESP-FCL/CAr, 2006. 

Fernando Moreno da Silva, Universidade Estadual Paulista (Araraquara-SP)

1. Graduação em jormalismo (UNESP/Bauru-SP)2. Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP/Araraquara-SP)3. Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP/Araraquara-SP)

Downloads

Publicado

2009-11-26

Edição

Seção

Artigos