A transmissão do patrimônio na agricultura familiar: uma análise a partir da compensação das filhas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n1p222Resumo
Na transmissão do patrimônio na agricultura familiar as formas de divisão e compensação são distintas entre filhos e filhas. Na grande maioria dos casos, são os filhos que ficam com o estabelecimento paterno. Com isso, os pais compensam as filhas de diferentes formas. O objetivo deste artigo é analisar a transmissão do patrimônio na agricultura familiar com foco nas formas de compensação das filhas. Para responder a questão proposta foram entrevistados agricultores familiares dos municípios de Pinhal Grande e Dona Francisca, ambos localizados na região central do Rio Grande do Sul. Os resultados confirmam que as filhas não são expropriadas do recebimento do estabelecimento familiar apenas nos casos em que elas são filha única. Nos demais casos, os estabelecimentos tendem a ficar com um dos filhos homens - o sucessor -, enquanto as filhas recebem outras compensações: pagamento dos estudos, imóvel urbano, enxoval e dinheiro. Em muitas situações, as filhas recebem mais de uma forma de compensação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).