Meister Eckhart e Marguerite Porète: dois caminhos de negação radical sob um mesmo traço distintivo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n1p291Resumo
O artigo em questão visa um confronto entre a figura do dominicano Meister Eckhart e da beguina Marguerite Porète. Essa alma inflamada pelo amor de Deus escreveu o "Espelho das almas simples e aniquiladas", livro que foi queimado junto com ela pela Inquisição, no dia 1º de Maio de 1310 em Paris. Apesar de não haver documentos que comprovem a leitura por parte do dominicano dessa obra, há suficientes razões para reconhecer que seus temas centrais são os mesmo de Marguerite.Com efeito, a relação paradigmática com Deus em ambos os autores, torna-se um retorno a um fundo do Ser que Eckhart chama "Gottheit" e Marguerite "Néant".
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Matteo Raschietti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).