Meister Eckhart e Marguerite Porète: dois caminhos de negação radical sob um mesmo traço distintivo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n1p291Resumo
O artigo em questão visa um confronto entre a figura do dominicano Meister Eckhart e da beguina Marguerite Porète. Essa alma inflamada pelo amor de Deus escreveu o "Espelho das almas simples e aniquiladas", livro que foi queimado junto com ela pela Inquisição, no dia 1º de Maio de 1310 em Paris. Apesar de não haver documentos que comprovem a leitura por parte do dominicano dessa obra, há suficientes razões para reconhecer que seus temas centrais são os mesmo de Marguerite.Com efeito, a relação paradigmática com Deus em ambos os autores, torna-se um retorno a um fundo do Ser que Eckhart chama "Gottheit" e Marguerite "Néant".
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).