A história de um infanticídio ou do infanticídio?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2011v8n2p391Resumo
Este é um texto fruto de uma leitura crítica do livro Dar a alma: história de um infanticídio, publicado em 2010 pela editora Companhia das Letras, que debate aspectos como métodos historiográficos e narrativa histórica.
Em Dar a Alma, Adriano Prosperi nos conta uma história. Sua narrativa que por vezes se aproxima da de um bom romance, dada a fluência da escrita, toma os autos de um processo relativo ao julgamento de um infanticídio na Bolonha do século 18, sem escapar da proposta de analisá-los historicamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).