Gestações na adolescência: multiplicidade de experiências em uma unidade básica de saúde de Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p260Resumo
A gravidez na adolescência tem sido bastante investigada por pesquisadores, tanto do Brasil, como em outros países, principalmente a partir da década de 80, quando esse fenômeno passou a ser visto como um problema de saúde pública. Assim, o presente trabalho tem como objetivo conhecer e refletir acerca do perfil de adolescentes gestantes usuárias de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Santa Maria – RS. Para isso foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas sobre sexualidade, contracepção, maternidade e projeto de vida. A partir de uma análise de conteúdo das informações, pode-se perceber uma multiplicidade de experiências relacionadas ao fenômeno da gestação na adolescência. Assim, destaca-se que é importante avaliar a história individual das adolescentes gestantes ao prestar atendimento as mesmas, pois a gestação e maternidade assumem diferentes significados, dependendo da história familiar e do contexto sócio-cultural no qual se encontram inseridas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Naiana Dapieve Patias, Márcia Elisa Jager, Pascale Chechi Fiorin, Ana Cristina Garcia Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).