Gestações na adolescência: multiplicidade de experiências em uma unidade básica de saúde de Santa Maria/RS

Autores

  • Naiana Dapieve Patias Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Márcia Elisa Jager Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Integrante do grupo de Pesquisa Cnpq: Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano (UFSM).
  • Pascale Chechi Fiorin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Integrante do grupo de Pesquisa Cnpq: Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano (UFSM).
  • Ana Cristina Garcia Dias Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p260

Resumo

A gravidez na adolescência tem sido bastante investigada por pesquisadores, tanto do Brasil, como em outros países, principalmente a partir da década de 80, quando esse fenômeno passou a ser visto como um problema de saúde pública. Assim, o presente trabalho tem como objetivo conhecer e refletir acerca do perfil de adolescentes gestantes usuárias de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Santa Maria – RS. Para isso foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas sobre sexualidade, contracepção, maternidade e projeto de vida. A partir de uma análise de conteúdo das informações, pode-se perceber uma multiplicidade de experiências relacionadas ao fenômeno da gestação na adolescência. Assim, destaca-se que é importante avaliar a história individual das adolescentes gestantes ao prestar atendimento as mesmas, pois a gestação e maternidade assumem diferentes significados, dependendo da história familiar e do contexto sócio-cultural no qual se encontram inseridas.

 

Biografia do Autor

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, Especialista em Criança e Adolescente em Situação de Risco (UNIFRA), Mestranda em Psicologia (UFSM), Bolsista Capes. Integrante do grupo de Pesquisa Cnpq: Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano (UFSM).

Márcia Elisa Jager, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Integrante do grupo de Pesquisa Cnpq: Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano (UFSM).

Psicóloga, Especializanda em Gestão de Pessoas e Marketing (UNIFRA).

Pascale Chechi Fiorin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Integrante do grupo de Pesquisa Cnpq: Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano (UFSM).

Psicóloga, Especialista em Clínica Psicanalítica Contemporânea(UNISC), Mestranda em Psicologia (UFSM), Bolsista Capes

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, Doutora em Psicologia escolar e do desenvolvimento (USP), Coordenadora do Programa de Pós graduação em Psicologia (UFSM), Coordenadora do grupo de Pesquisa Cnpq: Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano (UFSM).

Downloads

Publicado

22.07.2012

Edição

Seção

Artigos