Identificando o tema da sustentabilidade em textos jornalísticos: análise indiciária
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2014v11n1p192Resumo
Desde que o termo sustentabilidade foi criado, em reuniões governamentais internacionais do século XX, a mídia tem dado especial atenção ao tema, que se tornou recorrente nas notícias veiculadas, principalmente nas duas últimas décadas. Por esse motivo, objetivou-se analisar: as formas como são apresentadas as notícias a respeito do tema; o embasamento que ocorre na sua abordagem a partir das designações, abrangência, profundidade e alcance; as tendências e diversas manifestações ideológicas presentes no noticiar dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa o Paradigma Indiciário, descrito inicialmente por Ginzburg (1986), e que prevê a identificação e discussão de indícios, pistas, sintomas e singularidades. Foi possível perceber, a partir das análises, que o tema da sustentabilidade é tratado de forma negligente pelos jornais, pois deixa-se de lado (silencia-se) sobre importante contextualização para o entendimento adequado da parte do leitor e legitima-se a existência de interesses político-econômicos no trato do tema, priorizando-se algumas variáveis (em detrimento de outras), conduzindo o leitor a conclusões equivocadas, desrespeitando a necessária imparcialidade que o texto jornalístico deveria sustentar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Monica Filomena Caron, Gabriela Rosa Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).