O mito de Don Juan e a subjetividade moderna
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2014v11n2p72Resumo
A lendária figura de Don Juan habita o imaginário popular com vivacidade e extensão dignas de um mito, apesar de seu pouco reconhecimento enquanto tal, na literatura científica. O objetivo deste artigo é verificar se Don Juan pode ser entendido como um mito moderno; compreender sua natureza mítica e a sua relação com o homem moderno. Buscamos nos orientar por uma análise estruturalista e histórica de duas obras literárias sobre Don Juan: a escrita por Tirso de Molina, em 1630, e a de Molière, escrita em 1665. As análises realizadas permitem sustentar que Don Juan é um mito tipicamente moderno ao se constituir por narrativas que pinçam, dão forma, concretude e inteligibilidade a um mundo e a um homem nascentes sob os signos do individualismo, da burla da lei, do hedonismo, da arrogância e ousadia, forjados a partir da sexualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Paulo Victor Bezerra, José Sterza Justo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).