Participação e sustentabilidade: reflexões sobre uma pesquisa-intervenção com jovens no semiárido cearense

Autores

  • Domingos Arthur Feitosa Petrola Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE
  • Verônica Salgueiro do Nascimento Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n1p36

Resumo

Participar social e politicamente da vida do país ainda é um grande desafio democrático, principalmente no que se refere à juventude brasileira. Esta pesquisa pretendeu, portanto, compreender a ação de participação social e política de jovens no semiárido, analisando sua relação com a sustentabilidade. De caráter qualitativo, foi desenvolvida entre maio e agosto de 2014, junto a um grupo de sujeitos, com idades entre 15 e 30 anos, participantes de uma organização não governamental na cidade de Arneiroz, interior do Ceará. O tipo de pesquisa se expressa na pesquisa-intervenção, que assume caráter político-metodológico, e foram usados também os círculos de cultura como espaços-instrumentos de coleta de dados. No campo dos resultados, os jovens demonstraram que apesar do reconhecimento a importância da ação e do papel político na transformação da realidade, através dos mecanismos de participação, eles não se sentem convidados a ocupar esse lugar, tendo em vista o modelo tradicional e tecnocrático de controle social, e, portanto, demonstram-se pouco interessados na efetiva ação participativa. Torna-se urgente a construção de metodologias que promovam e alcancem uma participação comprometida e crítica, e que se estruturem em um ideal sustentável e ético de políticas públicas e que estimulem formas mais criativas de emancipação.

Biografia do Autor

Domingos Arthur Feitosa Petrola, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Doutorando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará. Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela mesma Universidade. Professor Substituto do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará e Professor Titular da Faculdade Maurício de Nassau em Fortaleza - CE, Brasil


Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará. Professor Substituto do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Verônica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2018-02-02

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade