O bailarino e seu contexto profissional: um estudo acerca da identidade profissional

Autores

  • Ana Ligia Trindade Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS
  • Patricia Kayser Vargas Mangan Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n3p1

Resumo

A proposta deste estudo na área da Memória Social tem como objetivo discutir acerca de conceitos de identidade, profissão e arte como trabalho, tendo como ênfase o profissional bailarino. O termo identidade não pode ser compreendido senão por vias interdisciplinares, no entrecruzamento de áreas como a Sociologia, a Psicologia, a Antropologia e a História. Nesse contexto, se compreende identidade profissional como um processo contínuo que se vincula à identidade pessoal, igualmente ligada aos vínculos e sentimentos de pertencimento a uma determinada categoria ou grupo social. As considerações levantadas, acerca de identidade, profissão, ofício, ocupação e trabalho, tem a finalidade de contextualização para o estudo que está tentando delinear uma imagem e identidade do profissional bailarino, bem como instigar novas pesquisas nesta temática.

Biografia do Autor

Ana Ligia Trindade, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais pelo Centro Universitário da Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS. Bailarina, coreógrafa e professora de Ballet.

Patricia Kayser Vargas Mangan, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS vinculada ao Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais na mesma universidade.

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Publicado

13.09.2018

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade