On the regulative principle and the constituent elements of the idea of sustainability

Authors

  • Luciano Alvim Fiscina Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n1p1

Abstract

This article retakes some discourses on sustainability aiming at finding perspectives of historical consciousness, given that Ecology has been projected like a contemporary vision of the world. Thereby this work is a semantic analysis of the term sustainability, focusing on how the idea of a space-time regulated as an ideal of historical Reason appears implied in the term. It is assumed the hypothesis that there is a psychological operator in the discursive structuring of the term sustainability, in which it is observed the role of a regulatory principle and some constituent elements. The research concludes that the regulatory and constitutive contents of the idea of sustainability derive from the civilization route as an imperative of the historical Reason vis-a-vis the environmental question that is imposed in the contemporary time.

Author Biography

Luciano Alvim Fiscina, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Luciano Fiscina é Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui Mestrado em História da Ciência pela PUCSP e Doutorado em Psicologia Social pelo IPUSP; ambos os Projetos foram contemplados por Bolsa de Pesquisa CAPES. Tem realizado pesquisas na interface entre Psicologia Social e temas socioambientais, ressaltando a importância de se compreender o termo sustentabilidade como um conceito organizador de processos sociais. Seus estudos têm observado que as forças semânticas que emanam das teorias socioambientais têm a função psicossocial de regular os dinamismos materiais e simbólicos de conservação e transformação do mundo. Atuou por um ano como coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB) e foi professor nas Instituições Unijorge (Centro Universitário Jorge Amado) e Estácio-FIB (Salvador-BA), atuando nas áreas de Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Psicologia Socioambiental, História da Psicologia e Filosofia da Ciência. Atualmente é professor nas instituições Unianchieta (Jundiaí), FMU (SP), coordenador acadêmico e professor do curso de psicologia da UNISEPE e membro participante do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Filosofia da Ciência e Psicologia (IPUSP).

References

BRAUDEL, Fernand. (1972). A longa duração. História e ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença.

CASSIRER, Ernst. (1994). Ensaios sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes.

DURAND, Gilbert.(1994). L’Imaginaire. Essais sur les sciences et la philosophie de I’image. Paris: Hatier.

FOUCAULT, Michel. (2000). O que são as luzes. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de Pensamento. Rio de Janeiro: Forense Editora.

HARTOG, François. (1998). O espelho de Heródoto: ensaio sobre a representação do outro. Belo Horizonte: Ed. UFMG.

HOBSBAWN, Eric (1995). A era dos extremos: o breve séc. XX. São Paulo: Companhia das Letras.

KANT, Immanuel (1991). A crítica da razão pura. Vol. II. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural.

LA BLACHE, Paul Vidal de. (1922) Principes de géographie humaine. Paris : Boulevard Saint-Michel.

LEFEBVRE, Henri. (2000). La production de l´espace. 4°. ed. Paris: Éditions Anthropos.

NOVAIS, Fernando. (2008). Entrevista. Rev. Bras. Psicanálise, 2, 15-31.

PIAGET, Jean. (1973). Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes.

VEIGA, José Luis da. (2008) Desenvolvimento sustentável: desafio do séc. XXI. Rio de Janeiro: Garamond.

Published

2019-02-01

Issue

Section

Artigos - Sociedade Meio Ambiente, Migrações e Risco