O espírito do dinheiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p362Resumo
ZHOK, Andrea. Lo spirito del denaro e la liquidazione del mondo. Antropologia filosofica delle transazioni. Milano: Jaca Book, 2006. p. 360-370. Tradução portuguesa de Selvino J. Assmann
Tradução de dois textos (um excerto de um livro e uma recente entrevista) originalmente publicados em italiano por Andrea Zhok, docente de Filosofia Moral na Università Statale de Milão. Ambos têm como tema geral a tentativa – ainda pouco comum na filosofia e nas ciências humanas - de compreender o que é o dinheiro, o que é a economia, e de quais as conseqüências dessa primazia do dinheiro e da economia nas relações entre os seres humanos. E por fim se procura verificar se há alguma possibilidade de sairmos de uma forma de vida marcada pela primazia do dinheiro e do mercado financeiro. Andrea Zhok escreveu dois livros para discutir especificamente estes assuntos: Il concetto di valore: dall’etica all’economia. Milano: Mimesis, 2002; Lo spirito del denaro e la liquidazione del mondo. Antropologia filosofica delle transazioni, Milano: Jaca Book, 2006.Se a breve entrevista, publicada em 2011 pela revista Communitas, é traduzida na sua íntegra, do livro traduzimos apenas as conclusões, que apresentam as teses gerais de toda obra. A permissão para publicar tais traduções foi obtida em primeiro lugar junto ao autor, e também junto à redação da revista Communitas, com sede em Milão, e à editora Jaca Book, da mesma cidade italiana. Agradecemos muito ao autor e às redações mencionadas. Ambas as traduções são de Selvino José Assmann, docente do curso de graduação de Filosofia e da pós-graduação de Filosofia e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).