Aquifer recharge: epistemology and interdisciplinarity
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2013v10n2p360Resumo
As questões ambientais envolvendo recarga e descarga de aquíferos apresentam-se como um desafio para a interdisciplinaridade. Empreende-se, neste artigo, um estudo epistemológico da contribuição de diversas áreas de conhecimento à pesquisa dos processos hidrogeológicos. Apresenta-se, como hipótese, que esse diálogo acena a desenvolvimentos imprescindíveis para a resolução dos problemas ambientais e de uso da água contemporâneos e vindouros. Dessarte, propõe-se discutir perspectivas epistemológicas e de gestão de informações que possam contribuir para a melhor caracterização espacial, qualitativa e quantitativa da recarga de aquíferos. Por fim, são elaboradas modelagens conceituais preliminares demonstrando as possibilidades de articulação interdisciplinar para resolução dos desafios ambientais apresentados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).