A representação do gato doméstico em diferentes contextos socioculturais e as conexões com a ética animal

Autores

  • Juliana Clemente Machado Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Rita Leal Paixão Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2014v11n1p231

Resumo

O gato doméstico tem sido representado simbolicamente ao longo do tempo de maneira bastante diversa, com conotações ora positivas, ora negativas. Também é paradoxal o modo como a sociedade historicamente interage com este felino de modo que a sua representação simbólica e interação direta com o homem, parecem caminhar juntas. No presente, o gato é um dos animais que mais sofre atos de crueldade, abandono e morte, possuindo inclusive reduzida taxa de adoção. Desta forma, este trabalho objetiva descrever brevemente as crenças e os usos rituais dos gatos em diferentes culturas, refletindo sobre como a simbologia deste felino se relaciona às questões éticas. A educação e a aplicação adequada das leis são apontadas como importantes fatores para modificar este paradigma especista e antropocêntrico incoerente com as perspectivas de uma ética animal.

Biografia do Autor

Juliana Clemente Machado, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Bióloga, mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG e Doutoranda Bioética, ética aplicada e saúde coletiva na Universidade Federal Fluminense (Associação ampla entre a UFRJ, UERJ, UFF e FIOCRUZ), Niterói, RJ, Brasil.

Rita Leal Paixão, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Médica veterinária e filósofa, mestre em Medicina Veterinária e Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. É professora associada no Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

13.06.2014

Edição

Seção

Artigos