A representação do gato doméstico em diferentes contextos socioculturais e as conexões com a ética animal
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2014v11n1p231Resumo
O gato doméstico tem sido representado simbolicamente ao longo do tempo de maneira bastante diversa, com conotações ora positivas, ora negativas. Também é paradoxal o modo como a sociedade historicamente interage com este felino de modo que a sua representação simbólica e interação direta com o homem, parecem caminhar juntas. No presente, o gato é um dos animais que mais sofre atos de crueldade, abandono e morte, possuindo inclusive reduzida taxa de adoção. Desta forma, este trabalho objetiva descrever brevemente as crenças e os usos rituais dos gatos em diferentes culturas, refletindo sobre como a simbologia deste felino se relaciona às questões éticas. A educação e a aplicação adequada das leis são apontadas como importantes fatores para modificar este paradigma especista e antropocêntrico incoerente com as perspectivas de uma ética animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Juliana Clemente Machado, Rita Leal Paixão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).