A mutação como metáfora para o discurso da diferença: representações das práticas de racismo e de homofobia no universo literário dos X-men
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n1p56Resumo
Este artigo propõe uma leitura crítico-sociológica de questões histórico-sociais abordadas nas american graphic novel´s X-Men. Publicada inicialmente em 1963, nos Estados Unidos, essa História em Quadrinhos (HQs) tem apresentado diferentes personagens, histórias e temáticas bastante pertinentes aos atuais problemas da contemporaneidade, tais como: os conflitos étnicos, a violência urbana e a desigualdade social. Para além dessas temáticas, as HQs dos X-Men, em um discurso metafórico, possibilitam-nos também pensar em outras questões sociais – como as práticas de racismo e de homofobia. Desse modo, analisando trechos de revistas e filmes, em paralelo à realidade social de negros e de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexos (LGBTI) no Brasil e no mundo, propomos estabelecer uma relação entre o discurso da mutação dos quadrinhos com o discurso da diferença, isto é, de respeito à alteridade. Como recurso teórico para empreender tal análise, estão articuladas, nesse texto, as reflexões do filósofo Giles Deleuze, quanto à “reversão ao simulacro”, bem como à lógica da diférrance do filósofo Jacques Derrida. Assim, a partir disso, verificamos que essa literatura nos possibilita flagrar intersecções entre as práticas discriminatórias sofridas pelos mutantes nas HQs e as práticas racistas e homofóbicas sofridas pelos negros e pelas pessoas LGBTI.
Referências
BUTLER, J. Critically Queer. GLQ: A Journal of Lesbian and Gay Studies 1, Durham, North Carolina, Estados Unidos, Duke University Press, 1993, pp.17-32.
CEIA, C. s.v. “diferránce”, E-Dicionário de Termos Literários (EDTL), coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9, http://www.edtl.com.pt consultado em 20 set 2017.
CIDH – Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Violência contra as pessoas LGBTI. Organização dos Estados Americanos. OAS,/ Ser.L/V/II.doc. 36/15 rev1. 12 nov 2015.
DELEUZE, G. Lógica do sentido (1969). São Paulo: Perspectiva, 1998. 342 p.
DERRIDA, J. A escritura e a diferença. Trad. Maria Beatriz M. Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 1971
FOUCAULT, M. História da sexualidade. A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
GOULART, A.T. Notas sobre o descontrucionismo de Jacques Derrida. 2003. Disponível em http://portal.pucminas.br/imagedb/mestrado_doutorado/publicacoes/PUA_ARQ_ARQUI20121011175312.pdf Acesso em 20 set 2017.
GRUPO GAY DA BAHIA (GGB), Assassinato de Homossexuais (LGBT) no Brasil: Relatório 2013/2014. Disponível em https://homofobiamata.files.wordpress.com/2014/03/relatc3b3rio-homocidios-2013.pdf Acesso 06 jan 2017.
GUERRA, Fábio Guerra. Super-heróis Marvel e os conflitos sociais e políticos nos EUA. Dissertação (Dissertação em História). UFF – Niterói. 2011, 243p.
LUZIFER, Peter. BINARYAN, R.J. Os Morlocks dos desenhos animados. Disponível em https://uncannyxmen.net/groups/morlocks Acesso 19 jan 2018.
PLATÃO. República. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002. Tradução de. Enrico Corvisieri
SALES, A.C. Seropédica. Platão e o Simulacro: A perspectiva de Deleuze. RJ, EDUR, v. 28, n. -21, jan.-dez., 2006. p. 01-08.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1993.
SILVA, Amaranta Vasconcelos. Marvel e os Direitos Humanos: histórias em quadrinhos, direitos sociais e cidadania. Anais do V CIDIL – Justiça, Poder e Corrupção. V. 5, N. 2, P. 619-634, JUL. 2017.
X-MEN: Deus ama, homem mata. São Paulo: Panini Books. Edição Especial. 2014.
X-MEN: Filhos do Átomo. São Paulo: Abril. Edição Especial. 2001.
X-MEN: O Filme. Dir. Bryan Singer. Prod. Lauren Shuler Donner, Ralph Winter. 20th Century Fox, Marvel Studios.2000. Film.
X-MEN: O Confronto Final. Dir. Brett Ratner. Prod. Lauren Shuler Donner, Ralph Winter, Avi Arad. Century Fox, Marvel Entertainment. 2006. Film.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).