Falando de modelos de assistência à saúde e do programa de saúde da família do Ministério da Saúde - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2008v5n1p66Resumo
http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2008v5n1p66
O artigo faz referência aos três modelos que inspiraram a construção do Programa de Saúde da Família no Brasil (Cubano, Inglês e Canadense), observando suas diferenças e semelhanças e comparando com o caso brasileiro. Para tanto, também é construída uma linha relacional entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade de uma prática que permita a operacionalização de suas diretrizes e princípios organizativos. Assim, chega-se a conclusão de que o Programa de Saúde da Família no Brasil, pela sua proposta multiprofissional de trabalho em equipe interdisciplinar em consonância com o SUS pode ajudar a cumprir a lei da saúde no País. Palavras-chave: SUS; Programa de Saúde da Família; Interdisciplinaridade; Modelo assistencial; Prática sanitária
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).