Ciência, tecnologia, sociedade e estudos de gênero: novas visões da ciência na sociedade do conhecimento
Resumo
Neste artigo são expostos uma série de parâmetros que afetam o mundo da educação, essenciais para uma sociedade da informação se transforme numa verdadeira sociedade do conhecimento. A renovação da educação que tal transito vai supor, tem muito que ver com a integração da ciência e da tecnologia com a sociedade. Num mundo globalizado, ciência e tecnologia são duas linguagens universais de extrema importância catalisadora para um conjunto de processos de mudança social. Sem elas, não é possível se entender nem a história, nem o futuro. Por outro lado, uma cultura tecnológica plena deverá ser algo mais do que uma coerente aplicação da melhor tecnologia em cada âmbito da realidade humana. Sem uma reflexão profunda sobre as dimensões humanas das novas tecnologias de informação e de comunicação, não será possível entender e controlar o profundo papel que desempenham nos dias atuais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Javier Bustamante Donas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).