Ciência, tecnologia, sociedade e estudos de gênero: novas visões da ciência na sociedade do conhecimento

Autores

  • Javier Bustamante Donas

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Education, knowledge society, technology, gender, culture

Resumo

Neste artigo são expostos uma série de parâmetros que afetam o mundo da educação, essenciais para uma sociedade da informação se transforme numa verdadeira sociedade do conhecimento. A renovação da educação que tal transito vai supor, tem muito que ver com a integração da ciência e da tecnologia com a sociedade. Num mundo globalizado, ciência e tecnologia são duas linguagens universais de extrema importância catalisadora para um conjunto de processos de mudança social. Sem elas, não é possível se entender nem a história, nem o futuro. Por outro lado, uma cultura tecnológica plena deverá ser algo mais do que uma coerente aplicação da melhor tecnologia em cada âmbito da realidade humana. Sem uma reflexão profunda sobre as dimensões humanas das novas tecnologias de informação e de comunicação, não será possível entender e controlar o profundo papel que desempenham nos dias atuais.

Biografia do Autor

Javier Bustamante Donas

Profesor Titular del Departamento de Filosofía del Derecho, Moral y Política II. Univ. Complutense de Madrid Profesor de la Cátedra Iberoamericana en la Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Director del Centro-Instituto Iberoamericano de Ciencia, Tecnología y Sociedad (CICTES)

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos