Ética empresarial & capital social: aproximações conceituais

Autores

  • Sérgio Boeira UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Ética Empresarial, Capital social, Moral, Responsabilidade social, Business ethics, Social capital, Social responsibility, Ética empresarial, Responsabilidad social

Resumo

Este ensaio tem como objetivo evidenciar vínculos entre a literatura que trata de ética empresarial e a que trata de capital social, partindo de um enfoque de moral e ética de Sánchez Vázquez, a fim de contribuir com a percepção de processos políticoinstitucionais, empresariais e sociocomunitários voltados para a ampliação da cidadania.Além disso, pretende-se apontar os limites de tais vínculos, concluindo-se que o capital social, gerado nos processos de constituição de uma moral empresarial de parceria e de responsabilidade social, tende a ter uma baixa intensidade em relação a determinados stakeholders, enquanto acentua e/ou mantém uma alta intensidade em relação a outros. Tal divisão tende a ser mais acentuada em países e regiões cuja história tenha forjado instituições e culturas cívicas nas quais a liberdade e a responsabilidade moral mantêm laços mais distensos ou fracos entre si. Porém, em contrapartida, a constituição de normas de responsabilidade social nas empresas, como a SA 8000, sob a fiscalização de governos e cidadãos, tem impulsionado a geração de capital social em âmbitos crescentemente ampliados, reforçando tais laços.

Biografia do Autor

Sérgio Boeira, UNIVALI

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professor na UNIVALI (PMA-PMGPP).

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Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos