Por que o debate ‘genética e cultura’ não desaparecerá
Resumo
O debate genética-cultura tem sido uma preocupação para a Psicologia e para as Ciências Sociais há séculos. Muitos escritores têm expressado uma esperança que se chegue a um meio termo que faça o debate desaparecer. Neste meio termo, todo comportamento vem de uma interação intrincada entre a hereditariedade e o meio ambiente, e seria um erro tentar separá-los. Eu contesto este ponto de vista, o qual denominei interacionismo holístico, por várias razões, entre as quais o fato de que é simplesmente falso que todos os aspectos da função cerebral envolvem uma mistura de hereditariedade e meio ambiente, e esse interacionismo holístico obscurece nossa compreensão de como a mente trabalha. Como ilustração, eu discuto o caso dos efeitos da educação dada pelos pais, no qual o interacionismo holístico tem conduzido a conclusões falsas e enganosas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Steven Pinker

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).