Uma antropologia de base e na comunidade: “eu quero criar pontes” - Entrevista com Esmeralda Mariano - Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2020.e75160Resumo
Essa entrevista foi realizada na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no gabinete da antropóloga moçambicana Esmeralda Mariano. Entre suas várias atividades, ela é Diretora Adjunta para a Pós-Graduação da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS).
Em mais de uma hora de conversa, Esmeralda nos levou para vários mundos, os quais ela frequentou ao longo de sua trajetória pessoal, de formação, de docente, de pesquisadora. Sua origem no Centro de Moçambique, seu crescimento no Sul, entre Changanas, seu casamento com um italiano, que a levou morar e estudar na Itália, onde fez sua graduação em Letras e Filosofia, com orientação Etno-Antropológica (Universidade de Gênova), seu mestrado em Antropologia Social (com enfoque em Ecologia Humana), pela Universidade de Bergen, Noruega, e seu Doutorado em Antropologia Social e Cultural, pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. Ou seja, uma mulher do mundo.
Referências
BAGNOL, Brigitte e MARIANO, Esmeralda. Cuidados consigo mesma, sexualidade e erotismo na Província de Tete, Moçambique. Physis vol.19 no. 2, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em [https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312009000200008&lng=pt&tlng=pt]. Acesso em 22 mai. 2020].
MARIANO, Esmeralda. Ser antropóloga entre local e global. Revista Antropologia, São Paulo, Online), v. 60 n. 3: 65-88, USP, 2017.
PIMENTA, Denise e MOUTINHO, Laura. Um encontro com Esmeralda Mariano: reflexões sobre o fazer antropológico em Moçambique e alhures - entrevista com a antropóloga esmeralda mariano, professora da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo - Moçambique). Rev. Cadernos de Campo | Araraquara | n. 23 | p. 13-24 | jul./dez. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Vera Fátima Gasparetto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).