Reflexões psicanalíticas sobre a pandemia em Lupa da Alma: Quarentena Revelação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2022.e87707Palavras-chave:
Coronavírus, Psicanálise, QuarentenaResumo
A hospedagem de um vírus numa partícula de replicação genética alastrada pelo mundo abriu a caixa de Pandora e desvelou a conexão súbita que existe entre nós, nossas vulnerabilidades e a morte. A pandemia do sars-cov-2 nos colocou face a face ante à indefensabilidade e ausência de controle humano ao processo de criação e destruição ontológico à natureza. E isso traz mais angústia, mais sofrimento – o que pode nos deixar menos alienados e menos covardemente ocultos dos paredões de anestesia que criamos para sobreviver. A quarentena é uma porta de oportunidades para olharmos, inclusive, para a nossa “carentena”, como argumenta Maria Homem no Lupa da Alma: quarentena-revelação.
Referências
HOMEM, Maria. Lupa da alma: quarentena-revelação. São Paulo: Todavia, 1ª ed., 2020. 80 páginas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Stamberg José da Silva Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).