Reflexões psicanalíticas sobre a pandemia em Lupa da Alma: Quarentena Revelação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2022.e87707Palavras-chave:
Coronavírus, Psicanálise, QuarentenaResumo
A hospedagem de um vírus numa partícula de replicação genética alastrada pelo mundo abriu a caixa de Pandora e desvelou a conexão súbita que existe entre nós, nossas vulnerabilidades e a morte. A pandemia do sars-cov-2 nos colocou face a face ante à indefensabilidade e ausência de controle humano ao processo de criação e destruição ontológico à natureza. E isso traz mais angústia, mais sofrimento – o que pode nos deixar menos alienados e menos covardemente ocultos dos paredões de anestesia que criamos para sobreviver. A quarentena é uma porta de oportunidades para olharmos, inclusive, para a nossa “carentena”, como argumenta Maria Homem no Lupa da Alma: quarentena-revelação.
Referências
HOMEM, Maria. Lupa da alma: quarentena-revelação. São Paulo: Todavia, 1ª ed., 2020. 80 páginas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Stamberg José da Silva Júnior
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).