O elogio aos primitivos do tempo: historiadores e clérigos medievais nos paradoxos da modernidade
Resumo
Este artigo foi concebido como um ensaio sobre as relações entre historiadores e a modernidade. Porém, seguimos um fio condutor específico que consiste em apresentar algumas reflexões sobre a perspectiva de estudos veiculada pela “Escola dos Annales” acerca das representações eclesiásticas de tempo na Idade Média. Contudo mais do que um exame da historiografia, o que pretendemos analisar é como a vivência de tempo que este círculo de historiadores, um dos mais influentes da atualidade, atribui aos clérigos medievais possui estreitas relações com a forma de inserção dos autores na modernidadeDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Leandro Duarte Rust

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).