Norbert Elias e Michel Foucault – apontamentos para uma tematização relacional da noção de poder

Autores

  • Marcelo Moraes e Silva Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Juliano de Souza Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2014v11n1p254

Resumo

Nesse ensaio procuramos refletir sobre algumas das concepções teóricas de Norbert Elias e Michel Foucault, sobretudo, no que se refere ao uso da noção de poder como conceito estruturante e central em suas respectivas produções teóricas e conjunto de reflexões sócio-filosóficas mais amplas. Na primeira parte do texto, esboçamos rapidamente alguns dados biográficos e bibliográficos dos autores. Na segunda parte, por sua vez, pretendemos problematizar de forma relacional como e de que maneira esses autores construíram suas teses acerca da estruturação civilizada/disciplinar da sociedade moderna sob o crivo compreensivo da categoria “poder”.

Biografia do Autor

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: História das práticas corporais. História e Sociologia do Esporte. Políticas Públicas de Esporte. Epistemologia da Educação Física e reflexões filosóficas sobre o corpo, as práticas corporais e esporte. As análises realizadas nos campos acima citados são pautadas principalmente nas reflexões do filosofo francês Michel Foucault, na teoria configuracional do alemão Norbert Elias e na sociologia reflexiva do francês Pierre Bourdieu.

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Cursou o estágio pós-doutoral na Università Ca' Foscari di Venezia. Professor adjunto III da Universidade Federal do Paraná atuando nos programas de Pós Graduação (mestrado/doutorado) em História (colaborador) e Educação Física (efetivo). Também é parecerista de revistas científicas nas áreas de Educação Física e Ciências Humanas, líder de equipe da NPO Global Sports Alliance e avaliador de curso de graduação (SINAES). Tem experiência na área de Educação Física e História, com ênfase na relação entre Ciências Sociais e o Esporte. Pesquisa atualmente os seguintes temas: história do futebol; literatura esportiva; o conceito de esporte; memória, educação física e esporte; história dos esportes de combate; e a relação estética/esporte.

Juliano de Souza, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Educação Física e doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência com ensino nas áreas de Educação Física e esportes em diferentes níveis de formação e em projetos esportivo-sociais. É pesquisador do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) e da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE). Atua com pesquisas relacionadas à Sociologia do Esporte e à Teoria Sociológica aplicada ao estudo da Educação Física, do esporte e das práticas corporais no Brasil.

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Sociologia do Esporte pela West Virginia University/USA (2012). Professor efetivo da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, voleibol, educação física, sociologia do esporte e história do esporte. Atua nos programas de pós-graduação, nível de mestrado e doutorado, respectivamente nos departamentos de Educação Física e de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. Coordena o grupo de pesquisa CEPELS/Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade/UFPR, cadastrado no CNPq. É vice-presidente da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte/ALESDE. Editor-Chefe da Revista da ALESDE, Editor-Correspondente da International Review for the Sociology of Sport/IRSS - Revista da International Sociology of Sport Association/ISSA e membro do Editorial Board do Journal of Sport Sociology/JSS da North American Society of Sport Sociology/NASSS. É membro do Extended Board da International Sociology of Sport Association/ISSA. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Ciências Sociais e Sociedade no Paraná/UFPR, do Grupo de Pesquisa Norbert Elias e o Processo Civilizador/UEL e da UFPR/Ministério do Esporte no Brasil. Membro da Acadêmica Olímpica Brasileira.
 

Downloads

Publicado

13.06.2014

Edição

Seção

Ensaios