A criação de jogos no contexto de um festival de jogos esportivos alternativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e105798

Palavras-chave:

Criatividade, Cultura corporal, Educação física escolar, Jogos esportivos

Resumo

Neste artigo analisamos o processo de criação de jogos esportivos coletivos por estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental no contexto do Festival de jogos esportivos alternativos no Colégio Universitário/UFMA. Pressupomos que as situações didáticas propostas possibilitaram aos/as estudantes revisitar seus repertórios lúdicos, culturais, bem como ampliá-los, favorecendo uma sistematização criativa que resultou nos jogos Death Balloon, Rendificação e Pilabol. Metodologicamente, realizamos um relato de experiência de natureza descritiva e analítica a partir dos registros em cadernos de campo e dos manuais esportivos elaborados pelos/as estudantes em diálogo com a literatura especializada. Concluímos que o desenvolvimento de jogos neste festival configurou-se numa intervenção significativa, viabilizando o processo imaginativo e criativo na produção e reprodução de conhecimentos sobre a cultura corporal.

 

 

Biografia do Autor

Patricia Fortes de Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Educação na Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.  Atua como professora de Educação física no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico(EBTT) no Colégio universitário - COLUN da Universidade Federal do Maranhão e como professora supervisora no Pibid/UFMA.

Nathália Jansen Castelo Branco, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda de Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 2023-2024. Integrante do grupo de pesquisa "Corpo, Infância e Cotidiano - CINCO" do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão.

Silvana Martins de Araujo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). É professora associada do Departamento de Educação Física da UFMA e tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Educação Física Escolar, Formação Profissional e Epistemologia. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF), vinculado ao DEF/UFMA desde 1998. Coordena o Sub-Projeto da Educação Física PIBID/UFMA, desde abril de 2017.

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Publicado

2025-09-29

Como Citar

ALMEIDA, Patricia Fortes de; BRANCO, Nathália Jansen Castelo; ARAUJO, Silvana Martins de. A criação de jogos no contexto de um festival de jogos esportivos alternativos . Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e105798. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/105798. Acesso em: 5 dez. 2025.

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