A criação de jogos no contexto de um festival de jogos esportivos alternativos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e105798Palavras-chave:
Criatividade, Cultura corporal, Educação física escolar, Jogos esportivosResumo
Neste artigo analisamos o processo de criação de jogos esportivos coletivos por estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental no contexto do Festival de jogos esportivos alternativos no Colégio Universitário/UFMA. Pressupomos que as situações didáticas propostas possibilitaram aos/as estudantes revisitar seus repertórios lúdicos, culturais, bem como ampliá-los, favorecendo uma sistematização criativa que resultou nos jogos Death Balloon, Rendificação e Pilabol. Metodologicamente, realizamos um relato de experiência de natureza descritiva e analítica a partir dos registros em cadernos de campo e dos manuais esportivos elaborados pelos/as estudantes em diálogo com a literatura especializada. Concluímos que o desenvolvimento de jogos neste festival configurou-se numa intervenção significativa, viabilizando o processo imaginativo e criativo na produção e reprodução de conhecimentos sobre a cultura corporal.
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